Beleza1

Beleza

Magia e Beleza

Conheça os segredos da magia e a beleza

 

 

A Beleza por certo sempre preocupou as nossas avós, e as avós das nossas avós…

O que também é certo é que não tinham a gama de produtos disponíveis e já preparados que temos dos nossos dias. Tiveram que se orientar com o que tinham á mão! Ao contrario da imagem que dão das bruxas e feiticeiras como sendo velhas corcundas e feias, elas eram, muito pelo contrario, mulheres bonitas e formosas. Tinham o conhecimento das propriedades e “poderes” das ervas, dos alimentos, e dos produtos existentes na natureza, e usavam-no proveitosamente, no seu dia a dia.

Assim as mezinhas passadas de boca em boca, de geração em geração, fizeram os seus “milagres”, e continuarão a fazer. Seguem assim algumas “mezinhas” e dicas caseiras, para que você fique sempre mais bonita/o.

 

As indicações que seguem não se substituem, nem dispensam, a avaliação do seu médico e farmaceutico. Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

 

OS CABELOS:

LISTA DE PLANTAS PARA CADA TIPO DE CABELO:

Cabelos secos: salsa (ramos), salva (folhas), urtiga (folhas), malvaísca.

Cabelos oleosos: alfazema (flores), calêndula (flores), Rosmaninho (flores), Hortelã (folhas).

Cabelos com caspa: camomila (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), tomilho (flores).

Para tonificar o cabelo: calêndula (flores), rosmaninho (flores), salsa (ramos), agrião (folhas), salva (folhas).

PARA DAR BRILHO / HIDRATAR E NUTRIR O CABELO:

— aplicar azeite:

Se o seu cabelo está seco, baço e sem brilho: depois de lavar o cabelo com os seu shampoo habitual, passe um pouco de azeite nas pontas, para o hidratar, nutrir a dar brilho. Enxague abundatemente com água quente, e coloque o seu amaciador habitual. A aplicação do amaciador deve ser feita nas pontas, nunca na raiz!

— Receita caseira: Creme de abacate para dar brilho ao cabelo:

Ingredientes: ½ colher (de chá) de óleo de abacate; ½ abacate; 2 colheres (de sopa) de iogurte natural.

Serve para todos os tipos de cabelo. Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador. Passe a mistura nos fios de cabelo e deixe actuar durante 30 minutos. Enxagüe com água fria.

 

PARA EVITAR OS CABELOS OLEOSOS:

—- Evite as lavagens do cabelo com água dura e as lavagens diárias. Para além disso, uma vez por semana, experimente misturar meio copo de sumo de maçã natural com meia colher de vinagre branco. Após a lavagem, coloque a mistura sobre os cabelos molhados e deixe actuar cerca de 30 mn. Enxague com água morna (nunca demasiado quente). Esta mistura conferirá maior volume ao seu cabelo, retirando-lhe a oleosidade.

—- Também pode, substituir o último enxaguamento com água, por chá de camomila frio.

—- Pode igualmente aplicar uma espécie de tónico caseiro para a oleosidade, que fará juntando um ovo com meio copo de leite e 2 colheres de sumo de limão. Depois de tudo misturado, aplique sobre o cabelo massajando muito bem junto ao couro cabeludo. Cubra  o cabelo com papel de aluminio para o proteger, e deixe actuar durante 30 mn. No final, enxague o cabelo com vinagre de cidra (maçã).

— Máscara para o cabelo para diminuir a oleosidade.

Ingredientes: 1 maçã, ½ limão, ½ copo de água mineral.

Bata tudo no liquidificador e aplique a mistura antes de lavar o cabelo. Deixe actuar por 15 mn, e lave o cabelo.

AMACIADOR NATURAL PARA O CABELO:

Esta máscara é aplicada antes da lavagem e confere maciez ao cabelo.

Ingredientes: 1 iogurte natural.

Retire o iogurte do frigorífico uns 10 minutos antes de ser utilizado. Espalhe o iogurte sobre o cabelo seco, massajando o couro cabeludo para que ele fique bem entranhado. Envolva a cabeça com uma toalha e espera-se 15 minutos. De seguida lave o cabelo normalmente tendo o cuidado de retirar todos vestígios do iogurte do cabelo.

AMACIADOR CASEIRO PARA O CABELO:

Amasse uma banana prata e peneire até formar um creme. Adicione uma colher de café de vaselina. Passe nos cabelos limpos e deixe actuar durante 30 minutos. Enxague.

TÓNICO BALSÂMICO PARA O CABELO:

Esta infusão aplicada depois da lavagem permite ter um cabelo brilhante e com mais volume.

Ingredientes: 1 colher de sopa de plantas seleccionadas adequadas a cada tipo de cabelo ( ver em baixo ), 1 litro de água, 1 colher de sopa de vinagre de cidra ou de sumo de limão.

Coloque um litro de água a aquecer num recipiente de inox ou de esmalte e quando levantar fervura adicione acolher de plantas, deixando ferver, em lume brando, durante aproximadamente 15 minutos. Deixe arrefecer e, de seguida, filtre adicionando uma colher de vinagre de cidra ou de sumo de limão. Guarde num frasco e utilize misturando com a água da última lavagem do cabelo tendo o cuidado de, ao aplicar, massajar bem o couro cabeludo para entranhar.

PARA MANTER O CABELO LOURO:

Ingredientes: 2 romãs, 7 folhas de nogueira, 1 lt de água.

Colocar as cascas das duas romãs e as folhas de nogueira numa vasilha com um litro de água. Deixar ferver por 15 minutos e lavar os cabelos com essa água.

PARA DAR VOLUME AO CABELO:

— secar e pentear o cabelo de cabeça para baixo.

— troque o seu amaciador por uma cerveja. Em vez de usar o seu amaciador habitual após a lavagem, base cerveja no cabelo e deixe actuar 2 mn. Enxague de seguida abundantemente com água tépida.

— uma máscara caseira:

Ingredientes: 1 pêra; gelatina neutra em pó;

Descasque a pêra e retire-lhe as pevides. Passe-a debaixo de água quente para suavizar a polpa e triture-a. A esse preparo, junte uma colher de gelatina em pó e misture tudo muito bem. Aplique e massage no cabelo molhado, durante cerca de 10 mn. De seguida lave o cabelo normalmente.

PARA CABELOS DANIFICADOS:

— cortar as pontas:

Mas como diz o ditado “em lua cheia não cortes pau, nem veia”, não deve cortar o cabelo na fase de lua cheia, sendo que a fase lunar mais propicia para o seu cabelo ficar forte, será em lua crescente.

— reduzir o numero de lavagens semanais:

Não mais de 3 vezes por semana.

— reduzir o uso do secador:

Dê preferência á secagem natural.

— hidratar o cabelo com máscaras semanais:

Receita de máscara caseira:

INGREDIENTES: uma banana, óleo de amêndoas doces.

Esmagar a banana sem a casca com algumas gotas de óleo de amêndoas doces. Depois, é só colocar o preparado sobre os cabelos e deixar actuar durante 10 minutos. A seguir, retirem-no com água tépida, e lavem o cabelo normalmente.

CASPA:

Ingredientes:  1 cebola roxa, casca de 1 limão.

Ralar uma cebola roxa de tamanho médio, juntamente com a casca de um limão. Esfregar no couro cabeludo e deixar agir por 15 minutos. Enxaguar em seguida.

QUEDA DE CABELO:

A principal causa da queda do cabelo deve-se á dermatite seborreia, que é o excesso de oleosidade do couro cabeludo. No entanto o problema também acontece devido a alterações hormonais (gravidez, menopausa, stress, disturbios da tiroíde) ou ao uso prolongado de antibióticos ou contraceptivos orais.

O tratamento da dermatite seborreia faz-se á base de shampoos e loções especificas. Sendo o mais indicado, procurar a orientação de um especialista.

No entanto, poderá sempre ter alguns cuidados diários: evite abusar dos secadores, pois eles ressecam o couro cabeludo e enfraquece a raiz; não durma com os cabelos molhados; não escove muito seus cabelos pois compromete o vigor e a vitalidade; e lave a cabeça com pouco shampoo e água morna, fazendo massagens suaves com as pontas dos dedos, nunca use as unhas, e deixe agir por 3 min. antes de enxaguar.

Mézinha caseira para fortalecer os cabelos:

Misture a ‘goma’ de uma folha de babosa com uma colher de chá de óleo de gérmen de trigo (ou nozes ou jojoba). Misture bem e aplique no couro cabeludo, fazendo massagens circulares na cabeça. Deixe actuar por 20 minutos e retire com água tépida.
Enxágüe com um chá, sem açucar (para cabelos claros chá de camomila e para cabelos escuros chá preto). Esta máscara capilar evita a queda de cabelo e deixa-os mais brilhantes e macios. Aplique a cada 3 semanas.

O ROSTO: 

REDUZIR O INCHAÇO DOS OLHOS:

INGREDIENTES: batatas.

Ralar uma batata crua. Juntar os pedaços ralados e com a ajuda de uma gaze colocá-los sobre os olhos. Mantenha durante cerca de 30 mn e relaxe.

COMPRESSSA ANTI-OLHEIRAS:

Faça umas compressas com chá de camomila ou rodelas de pepino, tudo bem gelado. Eles comprimem as veinhas da região e diminuem a mancha.

BELEZA DAS PESTANAS E SOBRANCELHAS:

MÁSCARA CASEIRA: vaselina ou manteiga de cacau para hidratar as suas sobrancelhas.

Aplique todas as noites, um pouco de vaselina ou manteiga de cacau, a partir das raízes. Também funciona como rimel incolor, alongando as pestanas. As sobrancelhas devem ser escovadas todas as noites. Aplique um pouco para as fixar, dando-lhes a forma que pretende.
LOÇÕES PARA REMOVER A MAQUILHAGEM:

As duas receitas que se seguem podem ser aplicadas para todo o tipo de peles com a ajuda de algodão em rama.

Receita nº1: Infusão de calêndula

Ingredientes: 50 g de flores de calêndula, um litro de água.

Preparação: Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de calêndula. Deixe ferver durante 15 minutos. Coe e utilize.

Receita nº2: Leite de pepino.

Ingredientes: 400 g de pepino cortado em pedaços com casca, um litro de água, 30 g de óleo de amêndoas doces.

Preparação: Coloque o pepino num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, ferver durante 15 minutos. Reduza com a ajuda da varinha mágica até ficar polpa e adicione 30 g de óleo de amêndoas doces.

PARA REMOVER AS IMPUREZAS DA PELE: Limpeza de pele caseira

INGREDIENTES: 1 pacote de gaze quadrada ; 2 colheres (sopa) de flocos de aveia; mel puro.

PREPARAÇÃO: Sobreponha três gazes e coloque a aveia no cento. Junte as pontas da gaze, formando uma trouxinha bem firme. Em seguida, molhe-a em água morna e passe-a suavemente no rosto, pescoço e colo durante 5 minutos. Isso remove as impurezas. Depois, lave a pele com água e espalhe um pouco de mel (hidratante natural), deixando agir por 15 minutos. Por último, lave a pele com água.

PARA FECHAR OS POROS DILATADOS:

1ª MÁSCARA caseira: basta um ovo!

Bata uma clara de ovo em castelo, e coloque tudo no rosto durante cerca de 2 mn. Lave a cara com água fria. Verá os poros fechar-se rapidamente.

2ª MÁSCARA caseira: para os poros mais teimosos!

Preparaçâo: faça a máscara de clara de ovo como supra, misture 10 gr. de fermento em pó com um pouco de sumo de limão, afim de fazer uma pasta. Coloque essa pasta sobre o rosto durante 5 mn. e lave a cara com água fria. A água quente tem o efeito contrario, que é o de abrir os poros!!!

PEELING CASEIRO:

INGREDIENTES: 1 copo de iogurte desnatado natural;2 colheres (de sopa) de aveia em pó; 1 colher (de sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira; folhas frescas de alecrim.

PREPARAÇÃO: Misture levemente a aveia em pó e a polpa de papaia ao iogurte. Aplique no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cubra as folhas de alecrim. Fique em repouso por 20 minutos, deitando com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria e lave bem o rosto. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando algum creme hidratante natural. O ideal é fazer esse peeling a cada 15 dias.

PARA AJUDAR A TRATAR A PELE COM ESPINHAS:

Ingredientes: 1 maço de salsinha; 2 colheres (sopa) de extrato de alecrim; 1 gaze .

Preparação: amasse bem a salsinha e acrescente o extrato. Aplique essa mistura em cima da gaze. Limpe o rosto e cubra-o com a gaze, deixando agir durante 30 minutos. Remova os resíduos da pele com água e sabonete indicado. A máscara pode ser aplicada uma vez por semana.

PARA DAR CABO DAS BORBULHAS / ACNE:

Borbulhas: Faz-se uma papa com bicarbonato de sódio e água e depois espalha-se pelas borbulhas.

Borbulhas e comichão: Esfregar com vinagre.

Acne resistente: Ingrediente: tomate.

Como fazer: esmague ou corte-o em fatias muito finas. Lave a cara e coloque o tomate. Deixe actuar cerca de 10 mn. lave muito bem com água tépida. O tomate é um dos produtos naturais mais eficazes contra o acne e pele oleosa, removendo o excesso de oleosidade produzido pelas glândulas sebáceas.

LUTAR CONTRA AS RUGAS:

 

Receita nº1: infusão para esbater as rugas.

Ingredientes: 60 g de pétalas de papoila, um litro de água.

Preparação: Aqueça um litro de água num recipiente, e quando ferver adicione as pétalas de papoila. Deixe infundir durante 10 minutos coando de seguida. Para utilizar esta infusão deverá embeber nela compressas, que se aplicam todas as noites, durante alguns minutos, sobre o rosto e pescoço lavados previamente.

 

Receita nº2: anti-rugas facial.

Ingredientes: Salsinha; abacate; hortelã; mel; chá de camomila.

Preparação: separe uma porção de cada ingrediente. Bata tudo no liquidificador. Aplique a mistura sobre o rosto. Deixe agir por 30 minutos. Lave o rosto com chá de camomila

.

PARA  COMBATER MANCHAS NO ROSTO: creme de camomila

Ingredientes: 1 pepino; 1/2 litro de água filtrada; 20 colheres (de café) de camomila; 2 colheres (de chá) de creme de arroz.

Preparação: Cozinhe a camomila com a água filtrada. Em seguida, bata o pepino com água da camomila e acrescente o creme de arroz. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 30 minutos. Retire com água.

PARA CLAREAR A PELE:

Ingredientes: 1 colher de sopa de mel; ½ mamão maduro.

Preparação: faça uma pasta com o mamão e o mel. Aplique a máscara sobre o rosto limpo. Retire com água fria depois de 15 minutos.

PARA A PELE DO ROSTO FICAR MACIA:

Ingredientes:2 colheres de sopa de óleo de amêndoas; 1 chavena de água destilada.

Preparação: misturar bem os ingredientes até obter uma pasta. Aplique a máscara no rosto limpo, durante 30 mn. Retire lavando com água morna.

PARA A PELE DO ROSTO FICAR FIRME:

Bata uma clara de ovo e junte uma colher de chá de mel. Aplique com um pincel e deixe actuar cerca de cinco minutes. Retire com água morna

MASCARAS CASEIRAS HIDRATANTES:

PARA PELE NORMAL:

Ingredientes: 1 banana madura; 2 colheres (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de iogurte natural

Modo de preparar: Corte a banana em rodelas e amasse com um garfo. Acrescente o mel, o iogurte (que reforça a hidratação) e misture. Se a máscara ficar muito rala, adicione mais uma banana. Aplique no rosto, aguarde 30 minutos e enxágüe. Não usar o iogurte sobre espinhas pois é rico em gorduras.

PARA PELE MISTA:

Ingredientes: 1/4 de abacate; 2 morangos; 1 colher (sopa) de suco de laranja.

Preparação: misture o abacate, o morango e o suco de laranja no liquidificador. Espalhe a mistura suavemente sobre o rosto e deixe actuar durante 30 minutos. Retire com água morna. Repita a aplicação a cada 15 dias.

PARA PELE RESSECADA:

Ingredientes: 1/2 abacate; 1 colher (chá) de mel

Modo de preparar: amasse o abacate com o mel, aplique a mistura sobre a pele limpa e deixe actuar durante 20 minutos. Retire com água morna. Faça isso pelo menos uma vez por semana.

PARA PELE do ROSTO SECA:

INGREDIENTES: mel, 1 gema de ovo.

Preparação: junte uma colher de sopa de mel a uma gema de ovo. Mexa bem e coloque a mistura 5 minutos sobre a face. Retire muito bem com àgua tépida.

PARA PELE OLEOSA:

Ingredientes: leite; 3 colheres (sopa) de talco de bebê; 1 colher (sopa) de mel de laranjeiras

Preparação: coloque o talco e o mel numa tigela. Depois, adicione o leite aos pouquinhos, mexendo bem até atingir a consistência de uma pasta. Aplique em todo o rosto ou nas áreas mais oleosas. Deixe por 1 hora. Remova com uma esponja, enxaguando com água.

 

 

O CORPO:

PARA ESFOLIAR O CORPO:

 

Receita nº1:  para os joelhos e cotovelos.

Faça isto uma vez por semana: junte ao seu gel de banho 2 colheres de açucar. Passe esta mistura suavemente sobre a sua pele, especialmente nas zonas mais àsperas, como os joelhos e os cotovelos! Verá a sua pele cada dia mais suave! E quem não gosta de ter a pele suave ao toque?

 

Receita nº2:  para o corpo.

Ingredientes: óleo de amêndoas ou mel; açucar ou aveia.

Preparação: misture tudo  até formar uma pasta, e passe no corpo em movimentos circulares.

 

PARA COMBATER AS ESTRIAS:

 

Receita: passe todos os dias sobre as mesmas óleo de amêndoas doces.

Isto não vai dificultar o surgimento de mais, e ajuda a “disfarçar” as existentes.

 

RELAXAMENTO DO CORPO:

Banho de imersão para relaxar: este banho de imersão é preparado utilizando uma infusão concentrada de plantas seleccionadas que depois é adicionada à água quente contida na banheira. A temperatura do banho nunca deve ser superior a 32ºC.

Ingredientes: 500 g (para um adulto) ou 250 g (para uma criança)de folhas de erva-cidreira, de folhas de malva, de flores de tília e a planta inteira de valeriana, três a quatro litros de água.

Preparação: aqueça três ou quatro litros de água num recipiente, e quando ferver adicione as plantas acima indicadas. Deixe ferver durante 15 minutos. Filtre e adicione á “agua do banho”.

HIDRATAÇÃO DO CORPO ATRAVES DAS PLANTAS:

Banhos de ervas são um grande aliado para relaxar e hidratar seu corpo ao mesmo tempo.

BANHOS SIMPLES:

MODO DE PREPARAR O BANHO: faça uma infusão com 3 colheres (sopa) da erva escolhida em 2 copos de água. Coe e acrescente a infusão à água do banho.

ALFAZEMA: Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce. O banho de alfazema tem a vantagem de você sair dele suavemente perfumada.

CAMOMILA – Esse banho dá uma profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa na sua pele.

FLOR DE LARANJEIRA: com este banho ficará com uma optima sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

HORTELÃ – Este banho é perfeito para tonificar os músculos e renovar as energias. Ao mesmo tempo, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.

MELISSA ou ERVA-CIDREIRA: proporciona um banho repousante e perfumado. Tomado antes de dormir, garante um sono tranqüilo.

ORÉGANO: Banho indicado para aliviar dores musculares e reumáticas.

SÁLVIA: a salvia é uma erva de efeito anti-inflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado para quem tem pele oleosa

BANHOS COMPOSTOS:

 

Quando substituir uma componente natural do banho pela sua equivalente em óleo, tenha em conta por exemplo que : uma gota de óleo de rosa, equivale a 30 botões da flor…

Banho contra insônia: 4 gotas de essência bergamota; 3 gotas de essência rosa; 1 gota de essência pinho silvestre; 1 gota de essência laranja

Banho revigorante: 7 gotas de essência alecrim; 4 gotas de essência bergamota; 1 gota de essência menta.

Banho hidratante:  2 chavenas de café de azeite, e 6 colheres de sopa de sal grosso. Serve para por fim á pele seca.

Banho refrescante: folhas de hortelã, folhas de eucalipto ou de menta. Banho ideal para quando o calor aperta!

Banho hidratante e cheiroso: copo e meio de leite (para hidratar), 3 colheres de aveia em pó, 1 colher de sopa de mel, 6 gotas de óleo essencial de rosas (para perfumar).

Banho tonificante e energizante: 2 lt. de sumo de laranja, 12 rodelas de laranja, algumas gotas de óleo essencial de canela.
 

EMAGRECIMENTO:

 

EMAGRACIMENTO:  Centella asiática e chicória.

 

CELULITE:

Receita: num litro de água ferva durante cerca de 10 mn um raminho de alecrim.

Beba o chá antes de se deitar. O mesmo activa a circulação e ajuda a dar cabo da celulite.

Então, vai um cházinho?

O chá de alecrim serve igualmente para manter a mente alerta e por isso é indicado antes de fazer um teste, uma prova, uma entrevista.

USO DE ÓLEOS PARA COMBATER A CELULITE:

Ingredientes
100 ml de óleo de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de alecrim
3 gotas de óleo essencial de lavanda

Junte e misture todos os ingredientes, e faça uma massagem suave, circular e com leves pancadas com as mãos em concha nas partes do corpo afetadas pela celulite. Para que os resultados sejam obtidos mais rápidamente, faça massagens diáriamente.

REGULARIZAR A MENSTRUAÇÃO: Artemísia e hortelã.

Publicidade a&e

Trabalhos de Magia Branca e magia negra***

Amarrações amorosas, magia para casamento.

Afastamento de rivais e pessoas indesejáveis.

Trabalhos para dinheiro, limpezas espirituais…

Consulte-nos: AQUI

Partilhe, recomende e vote neste artigo
Artigos relacionados