Hecate – Hino Órfico à Hécate

Hecate

Hecate

Portal a&eHino Órfico à Hécate

“Hécate a Beleza, eu a invoco:

Vós, dos caminhos e encruzilhadas, do céu, da terra e também do mar.

Vós, vestida de açafrão, dentre as tumbas,

Dançando com as almas mortas e o ritual báquico.

Vós, filha de Perses, amante da desolação, se regozija em gamos e cães, na noite.

Vós, terrível Rainha! Devoradora de bestas!

Despertada, possuída por forma inacessível!

Vós, caçadora de búfalos, Imperatriz soberana universal:

Vós, guia que vagueia pela montanha, é noiva, é pajem,

eu rogo, Ó Donzela, sua presença nestes rituais sagrados.

Vós, que vindes com a graciosidade do touro e um eterno coração alegre”.

Traduzido do grego para o inglês por Shawn Eyer

Hecate é uma das deusas Greco-Romanas simultaneamente mais temida e admirada. Hecate é uma deusa lunar, um pouco á imagem da temida Lilith. Como todas Deusas lunares, Hecate encontra-se profundamente ligada ao mundo da magia, do oculto, da bruxaria, dos mais profundos segredos.

Hecate é a Deusa das bruxas, e simultaneamente a Deusa que vem a este mundo recolher almas para as conduzir ao abismo do reino dos mortos. Trata-se por isso de uma Deusa a que cabe um papel privilegiado na «ponte» entre o mundo dos vivos, e o mundo dos mortos, entre o nosso mundo físico e o mundo dos espíritos.

Hecate é a Deusa das encruzilhadas, onde lhe eram dedicadas oferendas e sacrificios : bodes negros, cães negros ou gatos negros eram-lhe oferendados no decurso de rituais de adoração, ou de feitiçarias. Hecate pode incorporar numa lindíssima mulher de longos cabelos negros, e pode ser uma amante incomparável. Contudo a sua fúria e o seu poder são temíveis, e perante Hecate todo o respeito é pouco para garantir a sua ajuda. Dizem as lendas que Hecate também podia assumir a forma de um majestoso lobo negro, ou de um belo cão preto.

As estatutas existentes nas encruzilhadas onde Hecate era venerada e as bruxarias eram executadas, chamavam-se «hecateias», e constavam na fugira de uma lindíssima mulher com três faces, ou três belos corpos feminino unidos num só.

Hecate permite a operação de tarefas místicas essencialmente através de processo de meditação. Através desse processo, no silencio de uma meditação e através do aprofundamento dos nossos sentidos, pensamentos e forças espirituais, é que Hecate reside e abre portas ao mundo magico. Como deusa lunar que é, Hecate também opera a nível dos sentidos, aguçando-os, excitando-os, fazendo com que a carnalidade e o prazer se tornem uma poderosa chave de concretização de processos místicos poderosos.

Hecate reina na terra (onde vem buscar as almas dos mortos, conduzindo-as para o submundo), no céu (onde viaja através do luar), e do mar (onde se enebria com os prazeres do amor), pelo que é denominada a Deusa Tríplice. 

Portal a&e«« Voltar ao Tema: Deusa Hecate

(Visited 1.763 times, 1 visits today)
Partilhe, recomende e vote neste artigo
Artigos relacionados