Mezinhas para azia, receitas caseiras para a azia

Portal a&eMezinhas para azia

 

Mezinhas, receitas da avozinha Azia?

Azia é o refluxo gastroesofágico, ou simplesmente refluxo, é a sensação de queimação causada pelo retorno do suco gástrico para o esôfago

A azia, também conhecida como pirose (palavra derivada do grego pyrosis que significa acção de queimar), é a sensação de queimadura que sobe do epigastro (onde se localiza o estômago) pela região retro-esternal (atrás do osso central do tórax) e que pode chegar ate ao pescoço; sendo causada pelo retorno do conteúdo gástrico para o esófago.

O Dicionário de António Houaiss (2001) considera pirose e azia sinónimos. O Dicionários da Academia das Ciências de Lisboa (Malaca Casteleiro – 2000) ignora a palavra pirose e define azia como ” sensação de ardor, que vem do estômago até à garganta”.

 

A azia também já foi identificada como uma das causas de asma e tosse crônica.

A azia não é igual para todas as pessoas, surgindo por diversas razões, e apresenta diversos graus de gravidade. Para além de cuidados alimentares existem medicamentos para aliviar os sintomas e cicatrizar eventuais lesões. Somente o médico pode dar a orientação correcta para cada caso.

Causas da azia

Alimentos que podem causar azia:

* Café, chá, refrigerantes tipo cola e cafeinados.
* Álcool.
* Chocolate.
* Frutas cítricas.
* Tomate e molho de tomate.
* Alimentos apimentados e gordurosos.
* Hortelã.

 

Prevenção da azia

Se azia acontecer quando estiver deitado, elevar a cabeça com travesseiros ou sentar geralmente provê alívio, porém deve-se ter cuidado para evitar colocar estresse contínuo no pescoço. Procurar não consumir certos alimentos antes do horário de dormir também é aconselhável para evitar ataques de azia.

 

Cuidados:

 

– Evite ir para a cama depois de comer,

– Prefira: Cozidos e grelhados;

– Evite o excesso de peso: pois este é um factor de pressão sobre o estômago, promovendo o refluxo e consequente azia

Mezinhas, receitas da avozinha Mezinhas, simpatias e receitas naturais para a azia:

 

Mezinhas & simpatias para azia:

 

1-Para azia:


Coloque um punhado de barro numa vasilha e complete-a com água. Deixe descansar por uma hora e retire um copo da água que ficou parada em cima do barro. Tome essa água e vire a vasilha de cabeça para baixo, deixando assim até que todo o barro tenha caído.

 

2-Para curar azia.

 

Bater no liquidificador um copo com leite, juntamente com a metade de uma maçã e uma folha pequena de couve. Beber o líquido vagarosamente.

 

3- Para curar azia.

 

Pegar uma colherinha de pó de café e colocar sobre a língua até dissolver. Engolir aos poucos juntamente com a saliva. A melhora será quase que instantânea.

 

4- Para curar azia.

 

Pegar um pedaço de pão de trigo integral (se for preto é melhor) e levá-lo ao fogo para torrar até virar carvão, de modo que fique preto por dentro e por fora. Comer lentamente este carvão, e a azia e a má digestão desaparecerão por completo.

 

5- Remédio caseiro para azia:

 

Um remédio caseiro simples mas muito eficiente é nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.

Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.

 

6- Mais mezinhas para azia…

 Seguem mais duas receitas para o combate da azia.

– Mastigar folhas de framboesa;

– Fazer um chá com três folhas de louro e misturá-lo ao suco de meio limão. Tomar com bastante açúcar.

7-Mezinhas para eliminar a azia

Tomar uma colher de açúcar ou mastigar um rebento de oliveira.

8- Mezinha para a azia:

Tratar com batata inglesa para curar a azia.

Modo de preparação:

Descascar a batata, ralar e depois espremer até sair o leite. Tomar 1 colher, em jejum, após escovar os dentes. Tomar durante uma semana.

9-Remédio caseiro para a azia:

Nunca beber água no momento da azia ou qualquer líquido para aliviar a queimação mas sim um pedaço de pão ou bolacha de água e sal.

Coloque também um calço de 3 cm na cabeceira da cama para evitar o refluxo durante a noite.

Comer, em jejum, sumo (suco) de batata crua (ou batata ralada) é muito bom para os problemas de azia, excesso de acidez no estômago.

10- Aposte no chá de uma das mais antigas plantas medicinais: a hortelã. Bastante estudada atualmente, ela tem efeito anestésico leve, relaxa a musculatura intestinal, torna mais fluida a secreção de bile, combate problemas da vesícula biliar, facilita a digestão e ainda interrompe crises de vômito, lista o clínico geral e estudioso de medicina chinesa Alex Botsaris no livro Fórmulas Mágicas (Nova Era). Faça uma infusão: coloque de 3 a 6 gramas de folhas em água fervente, abafe de cinco a dez minutos e beba ainda morno.

 

11- Procure fazer uma dessas receitas:

 

– Pegue uma batatinha  inglesa crua e rale num ralador até que junte aquele sumo. Coma ele. Isso passa em um minuto as dores e é indicado para azia e até para gastrite.

– Pode, em vez de ralar ou fazer o suco com a batata crua, simplesmente comer ela mastigando bem que também alivia os sintomas.

– Coloque duas colheres de leite em pó num copo com um pouco de água (mistura grossa) e tome. (Alguns autores dizem que alivia, outros dizem que alivia mas faz ela voltar com mais força depois por causa da gordura).

– Separe dois dias não-consecutivos na semana para comer somente melancia na hora do jantar.

– Escolha 3 dias na semana para comer iogurte ou coalhada com mamão na hora do café da manhã.

-Consiga limão-galego, corte as cascas e ponha para secar. Faça chá com elas e tome em jejum.

– Quando acontecer de aparecer a azia, faça suco de couve com leite frio. Tome antes das refeições.

– Faça chá de erva-doce com boldo e tome depois das refeições uma xícara pequena.

Também chá de Cidreira (melissa), anis-estrelado, carqueja, alecrim e espinheira-santa são bons para combater e tratar a azia. Principalmente a espinheira-santa.

 

Nota importante: As mezinhas e simpatias para assuntos relacionados com a saúde não dispensam, nem de contactar um profissional de saúde, nem de fazer/continuar com o tratamento por este indicado!

 

Portal a&e Voltar ao tema: Mezinhas | Banhos mágicos |  Poções Mágicas | Afrodite

Simpatias Amor | Amarrações | Encantamentos | Simpatias ciganas | Wicca |

Simpatias & magias egípcias |  Amuletos & Talismãs | Simpatias a Iemanjá |

Simpatias Dinheiro & ProsperidadeSimpatias angelicais | Simpatias a Sto Antonio |

Simpatias para engravidar | Feng Shui | Simpatias para o Lar | Horoscopos |

| Simpatias, magias & feitiços rápidos | Magia das Fadas | Anjos

(Visited 11.120 times, 1 visits today)
Partilhe, recomende e vote neste artigo