Evangelhos Apócrifos

Evangelhos apócrifos gratis

Apócrifos, Textos Apócrifos, Evangelhos Apócrifos

Os Evangelhos apócrifos são livros que descrevem a vida de Jesus, mas que a maioria das igrejas cristãs consideram ilegítimos, e por isso, eles não entram no cânon – conjunto de textos considerados sagrados – da Bíblia.

Além dos evangelhos, porém, há outros tipos de apócrifos que descrevem, por exemplo, a origem e o fim do mundo, como fazem o Gênesis e o Apocalipse bíblicos, respectivamente. “O cânon foi estabelecido para unificar a fé cristã, delimitar o que era dito a respeito de Deus e seu Filho e para reforçar seus dogmas. Aqueles textos que, segundo a Igreja, não têm autoria de um apóstolo (caso dos evangelhos) ou têm conteúdo divergente do texto bíblico, não podem ser considerados sagrados”, diz Jonas Lopes, doutor em Teologia e Ciências da Religião e pesquisador de textos apócrifos cristãos.

O termo “apócrifo” foi criado por Jerônimo, no quinto século, para designar basicamente antigos documentos judaicos escritos no período entre o último livro das escrituras judaicas, Malaquias e a vinda de Jesus Cristo. São livros que, segundo a religião em questão, não foram inspirados por Deus e que não fazem parte de nenhum cânon. São também considerados apócrifos os livros que não fazem parte do cânon da religião que se professa.

A consideração de um livro como apócrifo varia de acordo com a religião. Por exemplo, alguns livros considerados canônicos pelos católicos são considerados apócrifos pelos judeus e pelos evangélicos (protestantes).

Alguns textos rechaçados por católicos e protestantes são sagrados para outras vertentes do cristianismo. Mesmo entre os cristãos, não há consenso sobre o cânon sagrado: a Bíblia católica tem sete livros a mais que a protestante.

Existem 112 livros apócrifos, sendo 52 em relação ao Primeiro Testamento e 60 em relação ao Segundo. Assim como a Bíblia, a literatura apócrifa está composta de Evangelhos, Atos, Apocalipses, Cartas, Testamentos. Existem também outras listas desses livros.

Portal a&eSaiba mais sobre os Evangelhos e Textos apócrifos:

O Concílio de Nicéia, Condenação dos Evangelhos Apócrifos

Apócrifos – Decreto Gelasiano sobre os livros recebidos e os não recebidos

Apócrifos – Relação dos Evangelhos Apócrifos

Portal a&e Textos Judaicos e pseudo-epigrafos

ApócrifosEvangelhos Apócrifos – O Primeiro Livro de Adão e Eva

De acordo com o Livro dos Jubileus, Adão e Eva teriam passado sete anos no Paraíso, antes de serem tentados pela serpente, e expulsos do Éden. E de acordo com O Primeiro Livro de Adão e Eva, eles quando saíram do jardim, receberam a ordem de habitarem numa caverna, que foi chamada de A Caverna dos Tesouros. O livro diz que eles sofreram muito após terem saído do jardim, principalmente no primeiro ano após a expulsão; por várias vezes tentaram cometer suicídio ou retornar ao Paraíso, até que tiveram os primeiros filhos (Caim, Abel e suas irmãs – não mencionadas na Bíblia). Conforme O Primeiro Livro de Adão e Eva, o casal teria se arrependido amargamente, e alcançado perdão; e por várias vezes receberam de Deus a promessa de um resgate, de um redentor que nasceria na semente humana, para resgatar sua descendência, e essas promessas os consolavam. (»» Ler o Apócrifo)

ApócrifosEvangelhos Apócrifos – O Segundo Livro de Adão e Eva

O Segundo Livro de Adão e Eva diz que o patriarca Adão morreu primeiro do que Eva, que continuou viva após a morte do primeiro homem…

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – O Livro de Melquisedeque

Livro escrito por Abraão, encontrado no Mar Morto em 1946. Melquisedeque ou Melquisedec é um personagem bíblico do livro de Gênesis que interagiu com Abraão quando este retornou vitorioso da batalha de Sidim. É descrito como o rei de Salém e que não deixou descendência. Diz-se que não teve ascendência nem descendência, a quem a história atribui-lhe características sobre humanas, divina.

Apócrifos Evangelhos apócrifos – Livro de Melquisedeque – Pseudo Epigrafo da Gênesis

Este livro trata da Criação do Universo, dos anjos, do lugar em que vivemos e do homem (Adão e Eva), seu conteúdo é por alguns mencionado como sendo pré-Gênesis. Porém, seu teor abrange também os Capítulos 1 a 4 do Livro de Gênesis, trazendo-nos alguns detalhes que não constam no Livro Bíblico. É um escrito que, segundo dizem alguns, foi encontrado nas Cavernas de Qumran, na Jordânia.

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – O Livro de Enoque

O livro de Enoch é um texto apócrifo que é mencionado por algumas cartas do Novo Testamento (Judas, Hebreus e 2ª de Pedro). Até a elaboração da Vulgata, por volta do ano 400, os primeiros seguidores de Cristo o mencionavam abertamente em seus textos e o aceitavam como real. Após a Vulgata ele caiu no esquecimento. O livro de Enoch foi preservado somente em uma cópia, na totalidade, em etíope e, por esta razão, também é chamado de Enoch etíope.

Apócrifos Evangelhos apócrifos – O Livro dos Segredos de Enoque

Livro dos segredos de Enoque, é também conhecido como II Enoque ou Enoque eslavo. Apesar de ter sido escrito em grego, só nos resta uma versão eslava. Este segundo livro relata a viagem de Enoque até odécimo céu, onde “está Deus, [que] na língua hebraica […] é chamado Aravat” (II En 20,3). A viagem é iniciada após Enoque ser visitado por dois homens “extraordinariamente grandes”, cujas “faces resplandeciam como o sol” e cujos olhos “eram como chama” (II En 1,6). Após despedir-se de sua família, Enoque é inicialmente levado pelos homens ao primeiro céu em suas asas, que eram “mais brilhantes que o ouro” (II En 3). Cada um dos céus possui uma particularidade especial…

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – Livro da Ascenção de Isaías

A Ascensão de Isaías é um apócrifo do Antigo Testamento que remonta ao Iº ou IIº século. Consiste em detalhes acerca do martírio do profeta Isaias visões messiânicas e apocalíticas que ele teria tido e, principalmente, trata de seu arrebatamento em espírito aos céus. Sucessivos Concílios recusaram a inspiração divina desse livro por causa de seu caráter esotérico.

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – O Martírio de Isaías

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – Contos dos Patriarcas

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – Melckizedek

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – Narração do Dilúvio da Epopéia de Gilgamesk

GILGAMESH fez uma longa e difícil viagem para aprender de Utnapishtim como este veio a adquirir a vida eterna. Como resposta às suas perguntas, Utnapishtim conta a seguinte estória. Houve um tempo quando os deuses destruíram a antiga cidade de Shurupak mediante uma grande inundação. (…)

Apócrifos Evangelhos apócrifos – O Testamento de Abraão

ABRAÃO VIVEU a medida de sua vida, novecentos e noventa e cinco anos, e tendo vivido todos estes anos em quietude, gentileza, e justiça, sendo o único justo era extremamente hospitaleiro; porque, erguendo sua tenda no cruzamento dos caminhos no carvalho de Mamre, ele recebeu a todos, fossem ricos fossem pobres, reis e governantes, abastado ou abandonados, amigos e estranhos, vizinhos e viajantes, a todos tratou igualmente de modo piedoso, santo, justo e hospitaleiro.(…)

Apócrifos Apócrifos – A Assunção de Moisés ou o Testemento de Moisés

O TESTAMENTO de Moisés acerca das coisas que ele coordenou nos seus cento e vinte anos de vida por volta do ano dois mil e quinhentos desde a criação do mundo…

Apócrifos Apócrifos – Caverna dos Tesouros, sobre a criação do Mundo

No princípio, no primeiro dia, no domingo santo, o primogênito de todos os dias, Deus criou o céu e a terra, a água, o ar e a Luz, isto é, os Anjos e os Arcanjos, os Tronos, os Príncipes, as Dominações e as Potestades, os Querubins e Serafins, as ordenações e cortes dos Espíritos, e além disso, as trevas, a luz, a noite, o dia, os ventos e as tempestades. Tudo isso foi criado no primeiro dia.(…)

Portal a&eTestamento dos 12 Patriarcas

Apócrifos Apócrifos – Testamento de Rubén, Da Intenção

Transcrição do testamento e das exortações que Ruben transmitiu aos seus filhos antes da sua morte, no centésimo vigésimo quinto ano de sua vida. Quando adoeceu, dois anos após a morte de José, seus filhos e netos foram visitá-lo. Ele falou-lhes: “Eu vou morrer, meus filhos, e seguir o caminho dos meus Pais”. (…)

Apócrifos Apócrifos – O Testamento de Simeão, Da Inveja

Transcrição das palavras que Simeão disse aos seus filhos antes de morrer, aos cento e vinte anos de idade, no mesmo ano da morte de José. Na sua enfermidade, todos o foram visitar. Ele então reuniu todas as suas forças, pos-se sentado, beijou-os e disse: “Escutai, meus filhos! Ouvi o que o vosso pai Simeão guarda em seu coração! Eu fui o segundo filho do meu pai Jacó, e minha mãe Lia deu-me o nome de Simeão; pois o Senhor acolhera de bom grado sua oração.(…)

Apócrifos Apócrifos – Testamento de Levi, Do sacerdócio e da presunção

Transcrição das palavras pelas quais Levi ordenou aos seus filhos o que deviam fazer, anunciando também o que lhes haveria de acontecer até o Dia do Juízo. Ele estava são, quando os chamou para junto de si. Todavia, fora-lhe revelado que breve iria morrer. Quando todos estavam reunidos, falou-lhes: “Outrora eu, Levi, fui concebido em Haran, e lá nasci; mais tarde, parti para Siquém, com meu pai.(…)

ApócrifosApócrifos – Testamento de Judá, Da valentia, da cobiça material e da luxúria

Transcrição das palavras de Judá aos seus filhos, antes da sua morte. Após haverem-se reunido, vieram para junto dele. Então ele falou-lhes:

2 “Eu fui o quarto filho do meu pai, e minha mãe Lia deu-me o nome de Judá. Ela disse: `Sou agradecida ao Senhor, por ter-me dado um quarto filho’. Na minha juventude eu era muito veloz e obediente a toda palavra do meu pai. Eu honrava minha mãe e a irmã de minha mãe. Ao tornar-me homem, meu pai assegurou-me: ‘Tu serás um rei, e em tudo terás sorte’.(… continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Issachar

Transcrição das palavras de Issachar. Após haver convocado os seus filhos, disse-lhes: “Escutai, filhos, o vosso pai Issachar! Ouvi as palavras de um bem-amado do Senhor! Eu fui o quinto filho de Jacó, dado em recompensa pelos tomates. Ruben trouxe tomates do campo; então Rachel, chegando ao encontro dele, tomou-lhes.(… Continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Zebulon, Da compaixão e misericórdia

Transcrição das palavras que Zebulon pronunciou para os seus filhos, aos cento e quatorze anos de idade, dois anos após a morte de José. Falou-lhes: “Escutai-me, filhos de Zebulon! Prestai atenção às palavras do vosso pai! (…» continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Dan – Da raiva e da mentira

Transcrição das palavras que Dan disse aos seus filhos, nos últimos dias da sua vida. No seu centésimo vigésimo quinto ano de vida, chamou sua família para junto de si, e falou: “Escutai as minhas palavras, filhos de Dan! Ficai atentos ao que pronuncia a boca do vosso pai! Experimentei em meu coração, durante toda a minha vida, que o trato honesto da Verdade é algo agradável aos olhos de Deus e do Seu beneplácito; a mentira, porém, e a raiva são más e conduzem os homens a toda espécie de perversidade.(…» Continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Nephtali – Da Bondade

Transcrição do testamento emitido por Nephtali nos seus últimos dias, aos cento e trinta e dois anos de idade. No quarto dia do sétimo mês compareceram para junto dele os seus filhos; ele estava ainda são, e ofereceu-lhes uma refeição e um banquete, por suas próprias mãos. Ao levantar-se, na manhã seguinte, falou-lhes: “Eu vou morrer”. Eles porém não acreditaram. (…» Continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Nephtali – Segundo a crônica hebraica de Jerchmeel

Esta é a última vontade de Nephtali, filho de Jacó. Ultima vontade de Nephtali, filho de Jacó, que foi dado àquela escrava de Rachel, Bilha, “batalha de Deus”. Quando Nephtali tomou-se um ancião, chegando bem conservado a uma bela idade, andando porém curvado há bastante tempo, decidiu dar algumas recomendações aos filhos.(…» continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Gad – Do ódio

Transcrição do testamento que Gad passou aos seus filhos, no seu centésimo vigésimo sétimo ano de idade: “Eu fui o nono filho de Jacó, e sempre era expedito junto aos rebanhos. Eu os guardava à noite. Quando se aproximava um leão ou um lobo, ou qualquer outro animal selvagem, eu os perseguia, agarrava-os pelas patas e atirava-os à distância de um tiro de pedra, e assim os matava. E José pastoreava conosco pelo período de trinta dias. Mas adoeceu, por causa do calor; ele era delicado.(…» Continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Aser – Do duplo aspecto da maldade e da virtude

Transcrição do testamento que Aser legou aos seus filhos, no centésimo vigésimo ano de sua vida. Falou-lhes, gozando ainda de perfeita saúde: “Filhos de Aser, escutai agora o vosso pai! Mostrar-vos-ei tudo o que é justo aos olhos de Deus. Dois caminhos Deus ofereceu aos filhos dos homens, duas inclinações, dois modos de comporta-mento, dois tipos de atitudes e dois fins.(…» continuar a ler)

Apócrifos Apócrifos, Testamento de José – Da castidade

Transcrição do testamento de José. Quando ele jazia no seu leito de morte, convocou seus filhos e seus irmãos. E falou-lhes: “Meus irmãos, meus filhos! Ouvi José, o bem-amado de Israel! Escutai, filhos, o vosso pai! Em minha vida, eu vi a inveja e a morte; nunca porém me afastei da Verdade do Senhor.(…» continuar a ler)

ApócrifosApócrifos, Testamento de Benjamim – Da reta intenção

Transcrição das palavras que Benjamim disse aos seus filhos, no centésimo vigésimo quinto ano de sua vida. Beijou-os, depois falou: “Assim como Isaac foi dado a Abraão quando este tinha avançada idade, da mesma forma ocorreu comigo em relação ao meu pai Jacó. Rachel todavia faleceu, ao trazer-me ao mundo. Faltando-me então o leite, sua escrava Balla nutriu-me.(…» continuar a ler)

Apócrifos Salmo 151, salmo apócrifo

ApócrifosApócrifos, Salmos de Salomão

ApócrifosApócrifos, Oração de Manassés

ApócrifosApócrifos, Orações Mágicas dos Essênios

ApócrifosApócrifos, O Hino da Pérola

Apócrifos   Apócrifos, Sobre a Origem do Mundo

Apócrifos Apócrifos, O Livro dos Jubileus

Portal a&e Livro da infância do Salvador

Apócrifos Apócrifos, A História de José Carpinteiro

CERTA VEZ aconteceu que muitos meninos seguiam Jesus para divertirem-se em sua companhia. Mas havia um pai de família que, irado ao ver que seu filho ia com Jesus, e para que não o seguisse mais, prendeu-o numa torre fortíssima e muito sólida, sem buraco…

Apócrifos  Apócrifos, Evangelho Árabe da Infância de Jesus

Começamos, com o auxílio e a ajuda do Deus todo-poderoso, a escrever o livro dos milagres de nosso Salvador, Mestre e Senhor Jesus Cristo, que se intitula o Evangelho da Infância, na paz do Salvador. Que assim seja….

Apócrifos Apócrifos, Excertos do Evangelho Armênio da Infância

Apócrifos Apócrifos, José e Asenath

No quinto dia do segundo mês, no primeiro ano dos sete anos gordos, o Faraó ordenou a José que fizesse um giro por toda a terra do Egito. Assim, no décimo oitavo dia do quarto mês do primeiro ano José chegou à região de Heliópolis, a fim de recolher o trigo todo da terra, a qual se assemelhava às areias do mar….

Apócrifos Apócrifos, Evangelho Pseudo-Mateus da infância

O Livro Sobre a Origem da Abençoada Maria e a lnfância do Salvador (Apócrifo Cristão)

Apócrifos Apócrifos, Evangelho Pseudo-Tomé

Narrações sobre a Infância do Senhor, por Tomé, Filosofo Israelita

Portal a&e Evangelhos Apócrifos

Apócrifos Evangelhos Apócrifos, Proto Evangelho de Tiago

O Proto-Evangelho de Tiago conta a vida de Maria, seu nascimento de Ana e Joaquim, considerados estéreis, de como foi sua educação no Templo até a sua puberdade, como se deu a escolha de seu futuro esposo, José, velho, viúvo e pai de seis filhos: Judas, Josetos, Tiago, Simão, Lígia e Lídia. Continua, narrando a concepção e a virgindade, que se manteve após dar à luz o Salvador, numa caverna. Fala da estrela misteriosa e radiante, que guiou os magos até a caverna e da nuvem de luz que pairou sobre o local, na hora em que o Senhor Jesus nascia.

Apócrifos Evangelhos Apócrifos, Evangelho de Nicodemus

Narrações Sobre Nosso Senhor Jesus Cristo Compostas no Tempo de Pôncio Pilatos

Apócrifos Evangelhos Apócrifos, Livro de Tomé, O Atleta

Atos do Apóstolo Tomé. Texto Gnóstico encontrado em Nag Hammad em 1945

 

Apócrifos Evangelhos Apócrifos, Evangelho de Bartolomeu

Jerônimo e Epifânio citam o Evangelho de Bartolomeu, onde se registra a conversa de Bartolomeu e Cristo com Belial, começando após a Ressurreição. Adão, o Diabo, o Inferno, Enoch e Elias são mencionados ao longo da narrativa, além de Maria comentar com os apóstolos detalhes da Concepção. Bastante significativo também é o trecho onde Belial comenta sua Queda.

Apócrifos Evangelhos Apócrifos, Evangelho de Pedro

Primeiro Evangelho, Evangelho de Pedro – A Infância de Cristo segundo Pedro

Segundo Evangelho de Pedro, A Crucificação de Cristo

 

Apócrifos Evangelhos Apócrifos – O evangelho de Maria Madalena

Este Evangelho foi escrito provavelmente no século II. Foi através de um fragmento copta, que ele chegou até nós. O destaque fica para a estranha parábola que Jesus conta para Maria Madalena. Esta passagem ocorreu após sua crucificação.(…)

Partilhe, recomende e vote neste artigo