Sonhos

image009

Desde os tempos pré-cristãos, os sonhos são estimados como revelações da Divindade. Para os antigos, especialmente os gregos, o sonho era uma ligação entre o mundo espiritual e o mundo físico, ou seja, uma forma pela qual o ser humano podia receber mensagens de espíritos ou divindades. Em certos templos, era comum um devoto ali pernoitar, de forma a que, a divindade comunicasse consigo através de sonhos.

Na literatura bíblica, os sonhos eram o mesmo que prognósticos, assumindo um papel importantíssimo como forma de comunicação com o mundo espiritual e com Deus. Nos textos Bíblicos, os sonhos são denominados «visões nocturnas», que se bem que semelhantes aos sonhos normais, são na verdade revelações enviadas por Deus ou pelos seus Anjos.

Para Xenofonte, ler os sonhos era uma forma de adivinhação.

Platão já sustentava a opinião moderna de que os sonhos revelam a verdadeira natureza do ser humano. Na sua obra “República”, escreveu que, ” em todos nós, mesmo nos homens bons, há uma natureza selvagem, bestial e sem lei, que surge durante o sono “.

Foi Artemidoro de Daldis (natural de Éfeso) o primeiro a apresentar uma obra séria sobre este tema: Onirocrítica (ou o Livro da Interpretação dos Sonhos), obra do século II, serviu de base para a interpretação dos sonhos em toda a Antiguidade. A Igreja perseguiu duramente esta obra, que por isso caiu no esquecimento até depois do Renascimento, quando foi redescoberta a partir de sua tradução do árabe.

Modernamente Freud e Jung apresentaram as mais importantes teorias sobre os sonhos. Freud, afirmou que os sonhos são consequências da repressão de alguns de nossos desejos, tão estranhos à nossa natureza consciente, que só aparecem sob a forma de símbolos, uma de suas obras ” Interpretação dos Sonhos “, trata especificamente sobre esse assunto. Jung, além de compartilhar das idéias de Freud, reconhecendo o inconsciente ou ” Id ” , também sugeriu que havia algo que denominou de ” Inconsciente Coletivo ” , uma parte da mente na qual estão depositadas as informações comuns a todos os seres humanos, assim pretendia explicar o fato de pessoas de culturas diferentes, de pontos opostos da Terra, relatarem sonhos com símbolos específicos, aparentemente com o mesmo significado. Psicólogos, analistas, psicoterapeutas, médicos e escritores especializados, nos falam sobre a importância dos sonhos. A Psicanálise, recorre à análise dos sonhos, como forma de investigar quais impulsos inconscientes influenciam a conduta do sujeito. A terapia, consiste basicamente em ouvir o relato do paciente e explorar o seu conteúdo simbólico.

 

Veja abaixo o significado de cada sonho (clique na letra)

 sonhos A  sonhos B  sonhos C  sonhos D  sonhos E  sonhos F  sonhos G
 sonhos H  sonhos I  sonhos j  sonhos k  sonhos l  sonhos m  sonhos n
 sonhos o  sonhos p  sonhos q sonhos r  sonhos s  sonhos t  sonhos u
 sonhos v sonhos w  sonhos x  sonhos y  sonhos z

+ Significados de sonhos:

Significado dos sonhos com animais

Significado dos sonhos segundo São Cipriano

 

Sonhos e espiritualidade

Filtro dos Sonhos para a pessoa amada sonhar com você durante a noite

Sonhos, encantamentos para sonhos proféticos

Sonhos, feitiço para sonhos proféticos

Ervas e Sonhos proféticos

Significado dos Sonhos

Sonhos, o pequeno dicionário dos Sonhos

Magia negra – Magia Branca Trabalhos de magia negra, trabalhos de magia brancaAmarrações amorosas. Desvio de rivais, Feitiços de amor. Tenha seu amor de volta tal como você deseja!Trabalhos para prosperidade e sucesso financeiro.»»» Consulte-nos

Sonhos a-Z

Partilhe, recomende e vote neste artigo