WICCA Rituais e Preparação para Rituais (Fonte:
“Guia essencial da Bruxa Solitária”, de Scott Cunnigham) Defini
ritual como "uma forma específica de movimento, manipulação de objetos
ou séries de processos internos com o intuito de produzir efeitos
desejados" (ver Glossário). Na Wicca, os rituais são cerimónias que
celebram e fortalecem nosso relacionamento com a Deusa, o Deus e a Terra. Tais
rituais não precisam ser pré-planejados, ensaiados ou tradicionais, tampouco
deter-se servilmente a um determinado formato ou padrão. Na verdade, os
Wiccanos com quem falei sobre este tópico concordam que rituais criados
espontaneamente tendem a ser os mais eficazes e poderosos. Um rito
Wiccano pode consistir em um celebrante solitário que acende uma fogueira,
entoa nomes sagrados e observa o surgir da lua. Ou pode envolver dez ou mais
pessoas, algumas das quais assumem diversos papéis em peças míticas, ou
recitam longos trechos em honra aos Deuses. O rito pode ser antigo ou recém
concebido. Sua forma externa não é importante, desde que consiga atingir a
consciência das deidades dentro do Wiccano. Rituais
Wiccanos normalmente têm lugar nas noites de lua cheia e nos oito Dias de
Poder, os antigos festivais sazonais e agriculturais da Europa. Rituais são
em geral de natureza espiritual, mas podem também incluir trabalhos de magia. Na
Seção III encontra-se um livro completo de rituais, O Livro de Sombras das
Pedras Erguidas. O melhor método para aprender Wicca é por meio de sua
prática; deste modo, com o passar do tempo, ao praticar rituais como os
presentes neste livro ou escritos por você mesmo, você obterá uma melhor
compreensão acerca da verdadeira natureza da Wicca. Muitas
pessoas dizem que desejam praticar Wicca, mas permanecem inertes, convencendo
a si próprias de que não podem honrar a Lua Cheia com um ritual por não serem
iniciadas, não possuírem um instrutor ou não saberem o que fazer. Isto são
meras desculpas. Se tiver interesse Para o
Wiccano solitário, a criação de novos rituais pode ser uma atividade
estimulante. Noites são consumidas sobre textos de referência, unindo
fragmentos de rituais e invocações, ou simplesmente permitindo que o espírito
do momento e a sabedoria das Deidades nos preencham com sua inspiração. Não
importa como sejam criados, todos os rituais devem ser concebidos do prazer,
e não da obrigação. Se
desejar, ajuste seus rituais às estações, aos dias festivos do paganismo e às
fases da lua ( ver: Dias de Poder). Se sente-se particularmente atraído a
outros calendários sagrados, sinta-se à vontade para adaptá-los. Já houve
adaptações altamente bem-sucedidas em Wicca do sistema religioso-mágico
egípcio, indígena americano, havaiano, babilônico e outros. Apesar de a maior
parte da Wicca ter tido, até recentemente, embasamento europeu e britânico,
não precisamos limitar-nos a isso. Como Wiccanos solitários, estamos livres
para fazer o que bem nos aprouver. Uma vez que os rituais sejam eficazes e
satisfatórios, por que se preocupar? O
Capítulo 13 contém instruções para a criação de seus próprios rituais, mas
algumas palavras acerca da preparação de rituais se fazem necessárias aqui. Para
começar, certifique-se de que não será interrompido durante seu rito
religioso (ou mágico). Se estiver em casa, diga a sua família que estará
ocupado e deseja não ser interrompido. Se estiver só, tire o fone do gancho,
tranque as portas e feche as janelas, se assim desejar. É melhor assegurar-se
de que estará só e sem distracções por algum tempo. Um
banho ritual é geralmente o próximo passo. Por algum tempo, praticamente não
conseguia realizar um rito sem um rápido banho antes. Isto é em parte
psicológico: se sente-se limpo e purificado das preocupações diárias, você se
sentirá melhor para contactar a Deusa e o Deus. A
purificação ritual é uma característica comum a muitas religiões. Na Wicca,
vemos a água como uma substância purificante que elimina as vibrações
indesejadas das tensões rotineiras e nos permite contactar as deidades puros
de corpo e mente. Num
nível mais profundo, a imersão em água nos remete à nossa mais primitiva
memória. O ato de banhar-se numa banheira de água fresca e salgada é
semelhante a caminhar nas ondas do sempre acolhedor oceano, o domínio da
Deusa. Isso nos prepara física e espiritualmente (você nunca se sentiu
diferente numa banheira?) para a experiência vindoura. O
banho normalmente se torna um ritual por si só. Pode-se acender velas no
banheiro, além de incenso. Óleos perfumados e sachês de ervas podem ser
colocados na água. Meu sachê de banho purificador preferido consiste em
partes iguais de alecrim, erva-doce, lavanda, manjericão, tomilho, hissopo,
verbena, menta, com um toque de raiz de valeriana moída. (Esta fórmula foi
retirada de A Chave de Salomão.) Ponha estes ingredientes num pano, até as
extremidades, para prender as ervas e mergulhe-o na água. Rituais
ao ar livre nas proximidades do oceano ou de um lago ou regato podem ser
antecedidos com um rápido mergulho. Obviamente, é impossível tomar um banho
antes de rituais espontâneos. Até mesmo a necessidade de banhos rituais é
questionada por alguns. Se sentir-se confortável ao tomar banho, faça-o. Se
achar que não é necessário, então não faça. Uma
vez banhado, é hora de vestir-se para o ritual. Muitos Wiccanos hoje (em
especial aqueles influenciados pelos textos e idéias de Gerald Gardner ou um
de seus aprendizes – ver Bibliografia), a nudez é ideal para invocar as
deidades da natureza. Certamente, é a condição mais natural em que o corpo
humano pode ficar, mas a nudez ritual não é para qualquer um. A Igreja muito
fez para criar sentimentos de culpa acerca de uma figura humana desnuda. Tais
emoções distorcidas, não naturais, perduram até hoje. Muitas
razões são dadas para esta insistência na nudez ritual. Alguns Wiccanos
declaram que um corpo vestido não consegue emitir o poder pessoal tão
eficientemente quanto um corpo nu, para em seguida dizer que, quando
necessário, rituais vestidos praticados em ambientes fechados são tão
eficazes quanto rituais nus ao ar livre. Mesmo
vestidos, os Wiccanos produzem magia tão eficaz quanto a produzida por
Wiccanos nus. As vestimentas não constituem barreira para a transferência de
poder. Mas nudez é sempre preferível. Uma
explicação mais convincente sobre a nudez ritual na Wicca é a de que ela é
usada por seu valor simbólico: a nudez mental, espiritual e física diante da
Deusa e do Deus simboliza a sinceridade e a abertura do Wiccano. A nudez
ritual era prática de muitas religiões antigas e pode ser encontrada em áreas
distintas do globo, portanto não é uma idéia nova, apenas para alguns
ocidentais. Apesar
de muitos covens insistirem na nudez ritual, não é preciso preocupar-se com
isso. Como praticante solitário, a escolha é sua. Se não se sentir bem quanto
à nudez ritual, mesmo que privadamente, não a pratique. Existem muitas
opções. Vestes
especiais, como robes e tabardos, são razoavelmente populares entre alguns
Wiccanos. Várias são as razões para o uso de robes, uma das quais é a de que
vestir-se com trajes utilizados apenas para a prática de magia confere uma
atmosfera mística a tais rituais e altera sua consciência para os
procedimentos que se seguem, promovendo, assim, a consciência ritual. As
cores são também utilizadas por suas vibrações específicas. A lista a seguir
é uma boa amostragem de cores para robes. Se estiver especialmente
interessado em magia com ervas, ou praticar rituais concebidos para
interromper a proliferação de usinas e armas nucleares, utilizo uma túnica
verde para ligar meus rituais à energia da Terra. Robes específicos podem ser
confeccionados e utilizados por pessoas habilidosas para certos encantamentos
ou ciclos de encantamentos, de acordo com as descrições abaixo. Amarelo
é uma cor excelente para aqueles envolvidos em adivinhação. Roxo é
favorável aos que trabalham com o poder divino puro (magos) ou que desejam
aprofundar sua consciência espiritual acerca da Deusa e do Deus. Azul é
indicado para curandeiros e para os que trabalham com sua consciência psíquica
ou para sintonizar-se com a Deusa em Seu aspecto oceânico. Verde
fortalece os herbalistas e os ecologistas mágicos. Marrom
é usado por aqueles com ligações com os animais ou que lançam encantamentos
por eles. Branco
simboliza a purificação e a espiritualidade pura, sendo também perfeito para
a meditação e rituais de purificação. É utilizado ainda em rituais da Lua
Cheia, ou para acessar a Deusa. Laranja
ou Vermelho podem ser utilizados em Sabbats, para ritos de protecção ou
sintonizar-se com o Deus em seu aspecto Solar. Preto
é uma cor popular. Ao contrário das crenças populares, o preto não simboliza
o mal. É a ausência de cor. É uma matiz protetiva e simboliza a noite, o
universo e a ausência de falsidade. Quando um Wiccano veste um robe preto,
ele está vestindo a escuridão do espaço - simbolicamente, a fonte suprema de
energia divina. Se
isto lhe parece muito complicado, simplesmente faça ou compre um robe e
utilize-o em todos os rituais. Podemos
encontrar desde robes simples, como uma saída de banho, até alguns com gorros
e bordados, como os de um monge, incluindo as mangas largas, o que garante
que pegarão fogo se próximas demais a velas. Alguns Wiccanos vestem robes com
gorros, para isolar interferências externas e controlar os estímulos
sensoriais durante os rituais. É uma boa idéia para a magia e para a
meditação, mas não para os ritos religiosos da Wicca, durante os quais
devemos abrir-nos para a natureza, e não cortar nossas conexões com o mundo
físico. Se não
desejar utilizar tais trajes, não é capaz de confeccionar um ou simplesmente
não consegue encontrar ninguém que confeccione um para você, utilize apenas
roupas limpas de fibras naturais, como algodão, lã ou seda. Desde que se
sinta confortável com o que esteja (ou não) trajando, tudo bem. Por que não
provar para ver o que lhe "cai" melhor? Escolher
e usar jóias rituais segue naturalmente a veste. Muitos Wiccanos têm
colecções de peças exóticas com desenhos religiosos ou mágicos. Da mesma
forma, amuletos e talismãs (objectos criados para afastar ou atrair poderes)
costumam ser utilizados como joalheria ritual. Maravilhas como colares de
âmbar e azeviche, braceletes de prata ou ouro, coroas de prata incrustadas
com luas crescentes, anéis de esmeraldas e pérolas, até mesmo jarreteiras
rituais, equipadas com pequenas fivelas de prata, normalmente fazem parte do
aparato Wiccano. Mas
não é preciso adquirir ou confeccionar tais extravagâncias. Seja simples. Se
sentir-se bem usando uma ou duas peças de joalheria durante rituais, tudo
bem! Escolha desenhos com crescentes, ankhs, estrelas de cinco pontas
(pentagramas) e assim por diante. Muitos fornecedores por correio vendem
joalheria para ocultismo. Se desejar reservar seu uso para rituais, tudo bem.
Muitos assim o fazem. Sou
constantemente perguntado se carrego sempre um bom amuleto, uma jóia ou outro
objeto de poder comigo. A resposta é não. Isto
normalmente surpreende as pessoas, mas é parte de minha Filosofia Poderia
dizer que o poder abandonou o objeto, que era uma bobagem ou que teria sido
tomado por seres superiores, ou que não estava tão alerta quanto imaginava.
Mesmo assim, ficaria arrasado. Não é
muito sábio depositar nossas esperanças, sonhos e energia em objectos
físicos. Isto representa uma limitação, um produto direto do materialismo
incutido em nós durante toda a nossa vida. É muito fácil dizer: "Não
consigo fazer nada desde que perdi meu colar de selenita da sorte." É
tentador pensar: "Nada mais deu certo desde que meu anel do Deus Cornudo
desapareceu." O que
não é fácil de perceber é que todo o poder e sorte de que precisamos está no
interior de nós mesmos. Não está contido em objetos externos, a não ser que
assim o permitamos. Se fizermos isso, estaremos propensos a perder essa parte
de nossa força pessoal e boa sorte, algo que não faria conscientemente. Objectos
de poder e jóias rituais podem sem dúvida simbolizar a Deusa e o Deus, assim
como nossas próprias habilidades. Mas creio que não devemos deixar que sejam
mais do que isso. Ainda
assim, eu possuo algumas peças (um pentagrama de prata, uma imagem da Deusa,
uma ankh egípcia, um anzol havaiano que simboliza o deus Maui) que por vezes
uso Não
estou dizendo que o poder não deva ser enviado para objectos: na verdade,
este é o modo pelo qual são feitos talismãs e amuletos com cargas mágicas.
Simplesmente prefiro não fazer isso com jóias rituais e pessoais. Certos
objectos naturais, como cristais de quartzo, são usados para atrair sua
energia para dentro de nós com a finalidade de efetuar mudanças específicas.
Este tipo de "objeto de poder" é um bom auxílio à energia pessoal -
mas é perigoso confiar exclusivamente nele. Se o
uso de certas peças cria um estado mágico, ou de uma imagem da Deusa ou um de
Seus símbolos sagrados faz com que se sinta mais próximo d’Ela, tudo bem. Seu
objetivo, contudo, deverá ser a habilidade de sintonizar-se constantemente
com o mundo oculto que nos rodeia e a realidade da Deusa e do Deus, mesmo em
meio às mais devastadoras e aviltantes atitudes humanas. Assim,
agora já está banhado, vestido, enfeitado e pronto para o ritual. Mais alguma
consideração? Sim, uma importante - companhia. Você deseja cultuar os Antigos
Deuses da Wicca em particular, ou com outros? Se possuir amigos interessados,
pode convidá-los para juntarem-se a você. Em
caso contrário, não há problema. Rituais solos são normais ao se iniciar nas
tradições da Wicca. A presença de pessoas com idéias semelhantes é óptima,
mas também pode ser inibitiva. Há
certos rituais nos quais não deve haver outras pessoas. Uma inesperada visão
da lua cheia por entre as nuvens pede por alguns momentos de silêncio e
sintonia, uma invocação ou meditação. Estes são rituais compartilhados com a
Deusa e com o Deus apenas. As Deidades não permanecem em cerimónias; são tão
imprevisíveis e voláteis quanto a própria Natureza. Se
desejar unir-se a amigos para seus rituais, faça-o apenas com aqueles
realmente sintonizados com suas concepções sobre a Wicca. Penetras e pensamentos
fugidios nada acrescentarão ao seu progresso dentro da Wicca. Acautele-se
também quanto ao interesse por amor - o namorado ou namorada, marido ou
esposa, que se interessam apenas porque você está interessado. Podem parecer
genuínos, mas após algum tempo você perceberá que não estão contribuindo para
os rituais. Há
muitos aspectos maravilhosos em trabalhos de covens: já os experimentei.
Grande parte do que a Wicca tem de melhor pode ser encontrado num bom coven
(e o que há de pior, num mau coven), mas a maioria das pessoas não consegue
contatar um coven. Podem também não possuir amigos com o mesmo interesse de
praticar Wicca com eles. Este é o motivo pelo qual escrevi este livro para
praticantes solitários. Se desejar, continue buscando um instrutor ou coven
com o qual treinar enquanto trabalha este e outros guias de Wicca. Quando
encontrar alguém, será capaz de abordá-lo com um conhecimento prático da
Wicca obtido por meio de sua própria experiência, e não meramente de livros. Apesar
da ênfase dada às iniciações e ao trabalho em grupo na maioria dos livros
sobre Wicca, praticantes solitários não devem ser vistos como artigos de
Segunda categoria. Há muito mais indivíduos cultuando Os Antigos hoje do que
membros de covens, e um número surpreendente destes trabalha só por opção.
Com exceção de alguns encontros de grupo que frequento anualmente, sou um
deles. Nunca
se sinta inferior por não trabalhar sob a orientação de um instrutor ou coven
estabelecido. Não se preocupe quanto a não ser reconhecido como um verdadeiro
Wiccano. Tal reconhecimento é importante apenas perante os olhos dos que o
recebem ou que o fazem; fora isso, não vale nada. Você só precisa se
preocupar em satisfazer a si próprio e desenvolver um relacionamento com a
Deusa e com o Deus. Esteja à vontade para elaborar seus próprios rituais.
Livre-se das algemas do conformismo rígido e da noção de "livros
revelados" que devem ser seguidos à exaustão. A Wicca é uma religião Não
estou dizendo que a Wicca tradicional não é boa. Longe disso. Na verdade,
recebi iniciação em várias tradições Wiccanas, cada uma com seus próprios
rituais de iniciação, Sabbats e Esbats (ver Capítulo 8. Dias de Poder), nomes
para a Deusa e para o Deus, lendas e conhecimento de magia. Mas após receber
tais "segredos" percebi que todos são iguais, e os maiores segredos
de todos estavam à disposição de qualquer um que vê a natureza como uma manifestação
da Deusa e do Deus. Cada
tradição (expressão) da Wicca, seja passada de mão em mão seja praticada
intuitivamente, é semelhante à pétala de uma flor. Nenhuma pétala é a
totalidade; todas são necessárias à existência da flor. A trilha solitária é
tão parte da Wicca quanto qualquer outra.
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