Feng Shui para o jardim, decoração feng shui para o jardim

Feng shui2Feng Shui para o jardim

Há cerca de 5000 anos, os chineses não só cuidam da harmonização do interior de suas residências e locais de trabalho, como também da aparência e conservação externa dos prédios, dos quintais e jardins, seguindo regras do Feng Shui, que é a conjugação do homem com o meio ambiente.

O principal instrumento do Feng Shui em qualquer harmonização é o baguá, ou seja, um polígono com oito lados onde ba=oito e guá=lados. Cada guá ou lado corresponde a uma posição auspiciosa de vida estabelecida pelos orientais com muita lógica, que é a seguinte: Trabalho, Amigos, Criatividade, Relacionamento, Sucesso, Prosperidade, Família e Espiritualidade.

          A boa energia “Ch`i” (energia prânica) vai circular com facilidade nos ambientes harmonizados da seguinte forma: no guá do Trabalho para que se transforme em dinheiro, no dos Amigos para que estes possam ajudá-lo nos momentos difíceis, no da  Criatividade para que você seja mais versátil ou criativo no dia-a-dia, no do  Relacionamento afetivo ou profissional, no do Sucesso para que você receba os louros ou o reconhecimento do seu trabalho, no da Prosperidade que é o grande multiplicador de bens materiais e dinheiro, no da Família  corresponde aos laços familiares, e no da Espiritualidade, que é tudo aquilo que representa o credo familiar, ou o nível intelectual dos membros familiares ou profissionais.

              Como estamos tratando de uma harmonização de quintais e jardins, devemos desenhar numa folha de papel milimetrado A3 ou A4, o perímetro do terreno numa escala reduzida. Meça o comprimento e largura do terreno com uma trena. Ao transpor estas medidas para o papel, reduza cada metro linear a dois quadros grandes do papel milimetrado. Com isto, você estará trabalhando na escala técnica de 1/50; isto é, cada quadro grande representa 50 centímetros. Figure também no desenho o perímetro do prédio e a posição dos portões social e da garagem. Sendo o lote retangular ou quadrado, você deve dividir o comprimento e a largura por três e desenhar o baguá tomando todo o terreno. Se o lote tiver o formato em “L”, você fará dois baguás, sendo o baguá principal aquele que tiver o portão social alinhado à rua. Com um pequeno mapa baguá em papel ou acetato, alinhamos o guá “Trabalho” à soleira do portão social, e deslocamos paralelamente à soleira, o mapa para o centro do baguá da planta. Com isto, já podemos começar a harmonizar cada guá da seguinte forma:

–  Trabalho- você pode colocar uma fonte, um lago com chafariz esguichando água e com peixes, cerca canteiros serpenteantes como Pingo-de-ouro, ou flores azuis como Bela Emília, e plantas que atraiam o dinheiro como Dólar, Dinheiro-em-Penca e Fortuna. O elemento deste guá é a Água.

–   Amigos- você pode construir um quiosque com mesas de jogos, colocar um conjunto de mesa circular com cadeiras em ferro ou alumínio na cor branca, arbustos arredondados e plantas com flores brancas como Azaléia e Lírio-da-Paz. O elemento deste guá é o Metal.

–  Criatividade- Se você tem crianças em casa, você pode instalar neste guá o play-ground (brinquedos infantis). As plantas seguem o mesmo esquema do guá dos Amigos. O elemento deste guá é também o Metal.

– Relacionamento- você pode instalar um banco para duas pessoas com um caramanchão, uma estatueta de casal em concreto, plantar Azaléia rosa, Extremosa na cor rosa, e roseiras amarelas, rosas e vermelhas, pois o elemento é a Terra.

–   Sucesso- você pode construir neste guá a churrasqueira, revestir o muro de fundos do terreno em lajotas cerâmicas vermelhas, ou pintá-lo em  vermelho ou terracota. Neste guá, você pode plantar plantas espinhosas como palmeira Sagu, roseiras, Bouganville e flores vermelhas pois o elemento é o Fogo.
–         Prosperidade- Instalar uma fonte e muita folhagem com flores vermelhas, roxas e lilazes (Hortênsia). O elemento deste guá é a Madeira.
–         Família- você pode construir jardineiras com hortaliças, ervas e muita folhagem. O elemento deste guá é também a Madeira.
–         Espiritualidade- plantar Lírio amarelo e branco, Alamanda amarela. Não coloque fonte neste guá. O elemento deste guá é a Terra.
Para um jardim bem harmonizado, você deve ter atenção não só no que planta de acordo com as dicas acima fornecidas, como também na forma dos esteios e cercaduras metálicas dos canteiros que deverão seguir o que recomenda a teoria dos cinco elementos:

                  Carreira –                 Água (peças planas ou ondulados)
Amigos-                   Metal (peças circulares ou semi-circulares)
Criatividade-            Metal (peças circulares ou semi-circulares)
Relacionamento-      Terra (peças quadradas)
Sucesso/Fama-         Fogo (peças piramidais, triangulares ou pontiagudas)
Prosperidade-           Madeira (peças cilíndricas ou retangulares)
Família-                    Madeira (peças cilíndricas ou retangulares)
Espiritualidade-        Terra  (peças quadradas)

Com isto, que tal aplicar estas dicas no jardim e quintal de sua residência e empresa?
Dirceu Galhardi

Portal a&e Voltar ao tema:

Simpatias Amor | Amarrações | Encantamentos | Simpatias ciganas | Wicca |

Simpatias & magias egípcias | Banhos mágicos | Amuletos & Talismãs |

Simpatias Dinheiro & Prosperidade | Incensos mágicosSimpatias angelicais |

Simpatias para engravidar | Feng Shui |

(Visited 458 times, 1 visits today)
Partilhe, recomende e vote neste artigo