Templários

Portal a&e

Templários. O mistério dos Templários

A Ordem do Templo de Salomão, ou a Ordem dos Templários, é uma ordem de cavalaria quase mítica, e onde se crê que se encontram conservados alguns dos maiores segredos místicos da humanidade.

Desde o Santo Graal, aos restos mortais de Jesus, aos ossos de Maria Madalena, ao conhecimento da linhagem descendente de Cristo, a segredos sobre a imortalidade, á Arca da Aliança, já um pouco de tudo se afirmou sobre os tesouros secretos que se encontram na posse da Ordem dos Templários. Todas as lendas apontam contudo num sentido: os templários tiveram acesso a algum poderoso segredo esotérico que se encontrava encerrado, ou no mítico Templo de Salomão, ou algures nas terras de Jerusalém.

A Ordem dos Templários foi criada na longínqua Jerusalém em 1118, por 9 cavaleiros. Estes uniram-se sob um voto de santidade e cavalaria, jurando proteger todos os peregrinos que viajassem para Jerusalém, assim como proteger a própria Terra Santa onde Jesus viveu e sucedeu todo o milagre da ressurreição. Assim a Ordem dos Templários é uma ordem de natureza mística: os seus membros são simultaneamente cavaleiros, ( guerreiros), e monges, ( homens do clero), que vivem tanto sob uma rígida disciplina militar, ao mesmo tempo que observando com todo o rigor a vida espiritual.

As cruzadas ocorrem do sec XI ao sec XII, aquando do movimento de expansão Geopolítica, económica e religiosa dos reinos europeus no sentido do médio oriente, por contraposição aos movimentos de invasão muçulmana da Europa.

Quando as cruzadas terminaram, a existência da Ordem dos Templários já não fazia sentido, pois a sua principal razão de existir, ( proteger os peregrinos que viajavam para Jerusalém, e guardar a Terra Santa), já não fazia sentido. Todos  os lugares santos estavam já perdidos e 1244, e a Terra Santa depois da queda do Porto de Acre em 1291 jamais voltou a ser reconquistada. As cruzadas já não existiam, e a terra santa já não necessitava de protecção. Parecia que neste ponto da história, o papado iria simplesmente dissolver a Ordem dos Templários.

No entanto, contam as lendas que foi nesses tempos, que um segredo desenterrado do chão de Jerusalém foi levado aos olhos do papa. Tal seria a importância desse segredo religioso, que o papa Inocêncio não só autorizou a continuação da existência desta ordem religiosa, como lhe concedeu poderes ilimitados e total autonomia, sendo que assim a Ordem dos Templários prosperou sem limites nem precedentes.

A dado momento da história Europeia, dizia-se que os Templários eram a mais rica instituição do mundo, superando mesmo o Papado. Todos os reinos da Europa contraiam empréstimos á Ordem dos Templários. Os Templários funcionavam como uma grande multinacional financeira, um banco de dimensões internacionais, logo uma organização de enorme influencia e poder. Consta que um dos reinos que mais se endividou junto da Ordem dos Templários, foi a França. E rezam certas versões, que foi precisamente por esse motivo, que no Sec XVI, a França actuou cruelmente de forma a dizimar todos os membros da ordem, e a apoderar-se dos bens e tesouros da Ordem dos Templários. O rei de França Filipe VI, pressionou o Papa Clemente V de forma a obter uma autorização para atacar impunemente e á traição a Ordem dos Templários. O papa Clemente V,( também ele um dos devedores de vastas somas de dinheiro á Ordem dos Templários), acabou acedendo. Na madrugada de 13 Outubro 1307, centenas e centenas de monges foram assassinados sem ordem nem aviso. Os que não foram mortos imediatamente, foram encarcerados para logo depois serem queimados na fogueira. O movimento militar do rei Filipe VI foi fulminante e impiedoso.

No entanto, ao tentar apoderar-se do precioso segredo que a Ordem dos Templários possuía no seu tesouro, Filipe VI encontrou uma decepção: a frota de navios Templários estacionados em França desaparecera misteriosamente para nunca mais ser vista, e com ela… o segredo e o tesouro dos Templários.

Dizem as lendas, que a frota se dirigiu para Portugal, onde sabia contar com forte protecção.

Na verdade, a Historia afirma com factos uma realidade: em Portugal, a perseguição aos templários acabou por ter um desfecho completamente diferente do que sucedeu no resto da Europa.

Perante as ordens do Papa no sentido de extinguir os Templários e executar os seus cavaleiros, o rei D. Dinis instaurou um processo de inquérito de forma a averiguar sobre a culpa ou inocência desses cavaleiros.

O inquérito concluiu (como seria de esperar), que os cavaleiros da ordem dos templários estavam inocentes de todas as acusações.

Em virtude disso, nenhuma morte ocorreu.

Mais que isso, o rei português resolveu o assunto com aguda habilidade diplomática: Retirou todos os bens materiais á Ordem dos Templários, e transferiu-os para uma nova ordem que criou ao abrigo da coroa Portuguesa.

Deu a essa nova ordem o nome de  Ordem de Cristo, cujo o símbolo era precisamente a famosa Cruz da Cristo vermelha num fundo branco.

Os membros da ordem dos templários também transitaram para essa nova ordem, e assim os templários sobreviveram sob a protecção do rei, e sob uma nova identidade, intocáveis quanto ás intenções de França e do papa.

Em 1319, nascia assim a Ordem de Cristo, provavelmente um dos últimos redutos na Europa onde os templários continuaram a existir e a viver na persecução das suas santas metas, e conservando os seus míticos segredos.

Contam as lendas que os templários estiveram ocultamente envolvidos nas aventuras marítimas portuguesas, e consequentemente nos descobrimentos marítimos do sec XV e XVI, havendo sido (na sombra e ocultamente), os grandes impulsionadores desse movimento de expansão da fé crista. Infante D. Henrique, Pedro Alvares Cabral, Vasco da Gama entre outros, foram todos eles membros da Ordem de Cristo, ou seja: templários.

Por virtude da expansão marítima dos planos templários, a Ordem dos Templários acabou chegando ao Brasil. Pedro Alvares Cabral, aos 22 de Abril de 1500, descobre o Brasil e com ele, leva o movimento Templário para as gloriosas terras do novo continente.

Assim, rezam as lendas que a Ordem dos Templários assim se instalou no Brasil ate aos dias de hoje. Inúmeros símbolos de municípios no Brasil possuem ainda hoje ícones que são de inspiração templária. Afirma-se também que alguns dos símbolos presentes em Brasília e na sua arquitectura, são igualmente de inspiração Templária. O projecto místico e religioso dos templários, sobreviveu aos tempos e aos ataques, continuando vivo e activo.

No entanto, perguntas continuam por responder:

Onde esta o famoso segredo dos templários, que naquele fatídico dia de 13 Outubro 1307, zarpou dos portos de França a bordo da Frota templária, para nunca mais ser visto? Brasil? Portugal ?

image002Veja também:

Gnosticismo

Cabalah

Anjos

Magia Enochiana

Maria Madalena

Bíblia

Magia e Imortalidade

Salomão

Partilhe, recomende e vote neste artigo