Salmos – Os Salmos não são todos iguais

Salmos-a&eSalmos – Os Salmos não são todos iguais

Você não precisa ler os salmos por muito tempo para perceber que eles não são todos iguais. Com isso, não quero dizer que eles não contêm as mesmas palavras ou não falam dos mesmos assuntos. Há algo diferente que cada salmo produz em nossos sentimentos. É como se você parasse para ouvir uma música clássica e logo depois um samba. Dependendo do seu gosto, Mozart pode te ajudar a relaxar os nervos e te por pra dormir. Quanto ao samba, duvido que ele foi feito para tirar uma soneca. Há salmos que você sente uma certa serenidade e outros que literalmente te convidam a dançar. Uns são tristes e outros soam como um pai aconselhando o filho. Há diversos tipos de salmos, cada uma se encaixa num estilo literário diferente.

Estilos Literários

O estilo literário é determinado quando textos compartilham de um tom, conteúdo, estrutura e formação de frases semelhantes. O estilo literário de um texto nos ajuda a determinar como vamos ler o que estamos lendo. Por exemplo, você não lê um gibi da Mônica ou do tio Patinhas da mesma forma que lê uma revista Veja. Você não espera reportagens ou até mesmo realidade num gibi por que já se espera do estilo literário do gibi que as histórias sejam exageradas (para começo de conversa, patos não falam!).

Da mesma forma, você não lê todas as passagens da Bíblia igualmente, pois a Bíblia é uma biblioteca de estilos literários. A carta aos Efésios, o evangelho de Marcos, Apocalipse, a profecia de Isaías, o livro de Crônicas – todos esses são exemplos de tipos diferentes de literatura que encontramos na Bíblia.

Por que estudar isso?

O estilo literário “determina a estratégia de leitura” de um determinado texto. O interessante disso é que mesmo se você nunca pensou sobre esse assunto ou ouviu a expressão “estilo literário,” você sempre está determinando o estilo literário do que você lê consciente ou inconscientemente. Por exemplo, a sua atitude quando você lê um jornal é de levar a sério o que a reportagem diz pois um jornal deveria estar lhe informando acontecimentos da sua cidade, país ou mundo. O mesmo é verdade da sua leitura da Bíblia. Quando você começa a ler Gálatas, você já sabe que está lendo uma carta. O professor Longman diz:

Podemos também ver quantos debates sobre como interpretar a Bíblia são na verdade debates sobre como identificar estilos literários de um texto. Por exemplo, será que o evangelho de Mateus é história no sentido que ele nos dá informações sobre acontecimentos reais ou midrash (um tipo de ficção histórica)? Literatura apocalíptica (por exemplo, Daniel e Apocalipse) trata-se de imagens simbólicas ou realmente haverá uma besta com sete cabeças e dez coroas? Esses são os tipos de perguntas que têm a ver com estilos literários” (23).

Estilo Literário dos Salmos

É importante que prestemos atenção no estilo literário de cada salmo. Isso não apenas nos ajudará a interpretarmos os salmos, mas uma vez que você aprende como o estilo literário funciona, isso irá te ajudar a ler outros salmos que se encaixam no mesmo estilo.

Em seu livro, Longman fala sobre sete estilos literários dos salmos. É importante lembrarmos que esses estilos têm como função nos ajudar a ler os salmos e não são uma ciência exata. Por isso, veremos que certos salmos têm mais que um estilo ou têm uma associação fraca ou forte com aquele estilo. Os sete estilos são: hinos, lamentos, salmos de ação de graças, salmos históricos, salmos que expressam confiança, salmos de sabedoria e salmos da realeza.

Estarei dedicando um artigo para cada estilo de salmo e assim poderemos nos familiarizar bem com eles. Depois disso, darei algumas sugestões de como ler os salmos com alguns exercícios.

 Autoria: Longman III, Tremper. How to Read the Psalms. IntervarsityPress, 1988.
(Visited 160 times, 1 visits today)
Partilhe, recomende e vote neste artigo