Bruxaria e purificações

As Sete Purificações da Bruxaria

Portal a&eAs Sete Purificações da Bruxaria

A primeira prática a ser observada por todos os wiccans é a purificação. Ela é importante não só para o desempenho dos rituais, mas também deve ser observada em todos os momentos da vida sacerdotal. A purificação ritual, no Círculo, para se tornar completa e eficaz, necessita de uma preparação rigorosa que todos precisam conhecer.  Basicamente, de acordo com as antigas Tradições de Mistérios na Wicca, são sete as purificações básicas a serem observadas.

A Primeira purificação é a do pensamento. Saber pensar é uma arte, e o pensamento correto está relacionado à grande dificuldade geralmente encontrada entre os novatos: saber desejar. Para que todos os nossos propósitos sejam devidamente alcançados, necessitamos desenvolver uma forma correta de desejar. A maioria das pessoas tem uma noção bastante vaga de como irão alcançar determinado propósito. Assim, para que tudo possa correr da melhor maneira possível, precisamos purificar nossos pensamentos e aprender a desejar corretamente.

A Segunda purificação é a da palavra. A palavra é o veículo criador por excelência. De acordo com a antiga Cosmogonia Menfita, Ptah, o Demiurgo, criou todas as coisas enumerando-as pela palavra. A palavra cria, a palavra destrói. Assim sendo, a purificação da palavra torna-se um fator de suma importância. Mentimos constantemente? Omitimos a verdade? Precisamos observar nossas palavras, para que, no instante em que as pronunciarmos no Círculo, os Guardiães possam nos ouvir e atender.

A Terceira purificação é a da realização. A realização não deixa de ser uma conseqüência direta do pensamento correto e da palavra correta. O esforço em prol de nossas realizações se dá através da dedicação e do trabalho árduo e sincero. Aqueles que não se sentem estimulados a trabalhar duramente não obterão as realizações desejadas. O caminho sacerdotal é uma senda de dedicação e sacrifício.

A Quarta purificação é a do banho corporal. O banho de purificação que sempre deve ser tomado antes de qualquer exercício ou prática ritualística. Vamos voltar a esse assunto no final desta seção.

A Quinta purificação é a da nudez ritual. Atuar “vestido de céu” representa a libertação do corpo, mente e espírito. Em termos práticos, no exercício do sacerdócio, podemos verificar como o poder transpira dos nossos corpos através dos centros de poder. O treinamento em coven auxilia o desenvolvimento das técnicas de utilização desses centros, como deixá-los operantes e abertos para exteriorizar o poder. As roupas, mesmo as confeccionadas com fibras naturais, têm sua vibração e energia próprias, além de serem manuseadas por outras pessoas e por nós mesmos, o que acaba interferindo com a energia levantada no ritual.

A Sexta purificação é a dos alimentos. Uma alimentação pura e saudável deve ser observada, no mínimo três dias antes de qualquer ritual. Devem ser evitadas a gordura animal e as bebidas alcoólicas. Aqueles que puderem evitar seu consumo totalmente encontrarão grandes benefícios. [Durante um Sabá, é claro que tomamos vinho consagrado, e seu teor alcóolico é alterado pela consagração. Depois do Sabá, é um costume da Bruxaria Britânica comer um churrasco, pra ajudar a pessoa a se ligar ao Plano Físico. Até o Gardner foi obrigado a comer um churrasco de carneiro, e disse que “estava muito bom”. Na Bruxaria Escocesa, não é permitida a entrada de vegetarianos.]

A Sétima purificação é a do sono. Dormir bem e estar fisicamente descansado é de grande importância. Ninguém consegue trabalhar com energias e seu poder pessoal, dormindo pouco e estando esgotado.

Existem outras práticas de purificação na Wicca, mas no momento, a que mais interessa é a do banho de purificação. Sempre que formos realizar qualquer prática, desde a meditação até um rito mais complexo, precisamos estar com os nossos corpos purificados. Já assisti muitas vezes, em determinados covens, rituais serem iniciados após os membros terem apenas trocado de roupa. Sabemos que recebemos centenas de influências energéticas de todos os tipos na rua. O contato com pessoas estranhas ou mesmo conhecidas pode influenciar o nosso campo energético.

Nossos centros de poder são afetados, muitas vezes ficando até bloqueados. A primeira providência é o banho ritual. Normalmente, pode ser um simples banho de sal grosso, que limpará nossos centros de poder e nossa aura das influências externas. Algumas vezes pode ser também um banho preparado com ervas frescas, nunca secas, as quais deverão ser espremidas na água até produzirem um suco forte e verde. A qualidade e a espécie de plantas, a serem utilizadas em tais banhos de purificação, deverão ficar a critério do sacerdote ou da sacerdotisa responsável pelo coven.

Após o banhos, nenhuma roupa deve ser usada, para que não contamine novamente nosso campo energético com influências estranhas. Como já mencionei anteriormente, mesmo as roupas limpas e lavadas foram manuseadas por outras pessoas, que as dobraram ou passaram. Não sabemos com que tipo de pensamentos essas pessoas contaminaram as fibras dos tecidos. Do mesmo modo, não podemos saber se tais pessoas estavam doentes, alcoolizadas, ou se tinham feito sexo recentemente. Tais energias, obviamente, impregnam os tecidos e acabam sendo absorvidas pelos nossos centros de poder.

Outro ponto importante é que, após o banho ritual, não devemos nos enxugar com toalhas, pelo mesmo motivo exposto acima, a não ser que seja estritamente necessário devido ao clima frio. Caso isso precise ser feito, aconselho que cada um lave e passe sua própria toalha de uso pessoal. [Depois que vi minha empregada espirrando em cima da minha toalha enquanto a passava, passei a concordar com o Martinez. Não precisamos nos tornar maníacos por limpeza, mas um pouco de higiene ajuda.]

Fonte: “Wicca Gardneriana”

Autor: Mario Martinez

Obs: A descrição das Sete Purificações está de acordo com o Clã Gardneriano

Portal a&e Voltar ao tema: Wicca Magia das Fadas | Poções mágicas |

Simpatias Sorte | Ervas mágicas | Horóscopos Feng Shui | Simpatias para o Lar |

Simpatias Amor | Amarrações | Encantamentos | Simpatias ciganas | 

Simpatias & magias egípcias | Banhos mágicos | Amuletos & Talismãs |

Simpatias Dinheiro & Prosperidade | Incensos mágicosSimpatias angelicais |

Simpatias para engravidar | Simpatias, magias & feitiços rápidos

(Visited 510 times, 1 visits today)
Partilhe, recomende e vote neste artigo
Artigos relacionados