Astrologia – A influência de Vénus nos signos

Portal a&eAstrologia – A influência de Vénus nos signos

Vênus nos elementos

O elemento em que Vênus se encontra demonstra o modo pelo qual expressamos os nossos sentimentos através das relações. Revela de que maneira a pessoa se sente querida ou desejada, os meios ou recursos que ela usa para aproximar-se dos outros, Vênus também caracteriza aquilo que a pessoa gosta e sente como fonte de prazer e satisfação, a sua forma de trocar e deixar fluir a energia amorosa.
Venus no elemento AR
Esse elemento corresponde à função do pensamento abstrato, das trocas intelectuais, simbolizando os movimentos, a flexibilidade e a adaptação ao meio. Em signos de ar, Vênus geralmente implica numa necessidade de entendimento e comunicação n as questões relativas ao amor e sexo. Embora muito sensíveis, são pessoas que podem transmitir uma sensação de distanciamento ou indiferença nos relacionamentos. Sua natureza intelectual não os permite perder jamais a visão de perspectiva e objetividade em relação às suas emoções ou à sua vida sentimental. Parecem ter um comportamento infantil e descontraído, mas magoam-se com facilidade. Sedutoras por natureza, são pessoas charmosas, eloqüentes, joviais, sofisticadas e sociais.
Vênus em Gêmeos
O planeta Vênus no signo da comunicação caracteriza indivíduos de natureza muito adaptável, gentil e social. São dotados de uma grande versatilidade com as palavras, expressam seus sentimentos com facilidade e fluência. Se por um lado essa posição indica uma acentuada curiosidade intelectual, por outro, predispõe à inconstância emocional, relações simultâneas ou triangulares. A emoção tende a ser vivida através de do canal mental, acentuando uma certa superficialidade nos encontros pessoais. Além de extremamente volúvel, Gêmeos é um dos tipos astrológicos mais falantes, diplomatas e comunicativos do zodíaco. Um homem com esta posição na carta natal sente-se cativado por mulheres do tipo geminiano, ou seja, versáteis bem humoradas, habilidosas, curiosas, dotadas de presença de espírito e inteligência.

Vênus em Libra
Posicionada no signo das relações e da harmonia, Vênus confere uma natureza diplomática, refinada e habilidosa no trato humano. Freqüentemente caracteriza indivíduos que valorizam a elegância, a vida social, as opiniões alheias e a justiça entre todos. Assim, eles tem geralmente um temperamento pacifico e tendem a evitar a qualquer custo os confrontos e desentendimentos, especialmente na vida amorosa. Amáveis e sentimentais , tem enorme interesse pelas artes em geral, como música, canto, pintura ou poesia. Notável é a sua capacidade de ouvir e compreender o outro, por isso são excelentes juízes e conselheiros. A estética e a beleza estarão sempre presente em sua vida. Homens com essa posição astrológica prezam muito as relações mais harmônicas e tranqüilas, preferem mulheres charmosas e femininas, de natureza estrategista e sofisticada
Vênus em Aquário
Neste signo Vênus se manifesta através de uma natureza independente, fraterna e original. Os indivíduos com essa posição astrológica têm uma visão aberta e livre do amor, sendo pouco apegados e pouco convencionais nas questões sentimentais. Adoram a liberdade, e assim ciúmes e casamentos não são exatamente o seu forte. No entanto, essa forma aparentemente distante ou impessoal não significa indiferença; na verdade, eles são amigos disponíveis e bons confidentes. Normalmente são liberais em seus julgamentos, pois são dotados de uma visão abrangente da vida e da complexidade das relações em geral. Relacionam-se com todos os tipos humanos, e necessitam muito de amigos que possam compreendê-los. Amores inesperados e platônicos ocorrem com alguma freqüência em sua vida. Vênus nesta posição numa carta masculina demonstra atração por companheiras de espírito criativo, independente e intelectual. Uma mulher que seja ao mesmo tempo amante e amiga, que o estimule e compartilhe seus ideais futuristas e arrojados.
Vênus em signos de Terra
Temos aqui um elemento feminino, e portanto, fecundo e receptivo, símbolo da segurança , da materialidade e do mundo das formas.
Pessoas com ênfase neste elemento ocupam-se basicamente com tudo o que é prático, tangível e sólido. Vênus em signos do elemento terra caracteriza uma expressão amorosa que se manifesta por atitudes práticas e objetivas e muito particularmente por sensações físicas e instintivas. Predomina aqui o sentido de responsabilidade por aqueles que a pessoa ama e quer bem: às vezes a preocupação torna-se exagerada! De qualquer maneira são os tipos mais fiéis e provedores do zodíaco. Essa posição de Vênus assinala uma forte sensualidade e impulsos para obter o prazer através do corpo, embora isso possa se manifestar de forma contida ou controlada, especialmente se esse planeta estiver em signos de Virgem ou Capricórnio.
Vênus em Touro
Aqui Vênus está em seu próprio signo, exaltando portando as suas características afetivas, terrenas e sensoriais. Com essa posição, encontramos indivíduos com acentuada capacidade de atração pessoal, simpatia e muito apegados àqueles que amam; leais e fiéis, dão preferência às relações duradouras.Vênus em Touro concede uma natureza bastante sensual, indolente e mesmo materialista no que diz respeito aos objetos pessoais.São pessoas muito vaidosas e preocupadas com sua aparência física, com a obtenção do prazer e do conforto em todas as suas formas. Adoram belas roupas, perdem-se facilmente com uma saborosa comida. Românticos ap extremo, sofrem com o ciúme, ressentem-se com muita facilidade e guardam mágoas durante muito tempo, pois têm dificuldade para perdoar.As mulheres, como a deusa grega, gostam de ter sempre à mão, em casa ou no trabalho, seu espelho, perfume ou acessório para fazer um charme a mais! Num horóscopo masculino, pode indicar grande atração por mulheres belas e sensuais , que cultivam a feminilidade num contexto tanto de sedução quanto de prazer.
Vênus em Virgem
No signo que representa a perfeição, a pureza e os detalhes,Vênus se manifesta de forma mais reservada e tímida. De maneiras recatadas e até simples, podem manifestar seus desejos e sentimentos através de favores ou bens materiais. Embora gostem muito de servir aqueles que amam, são também muitos críticos e exigentes em suas relações em geral. Possuem uma forte tendência a discriminar e racionalizar suas emoções e prezam a sinceridade e transparência nos sentimentos. Existe um abordagem mais racional e analítica dos assuntos do coração, e mesmo a paixão é expressa de forma contida e pragmática. Uma vida disciplinada e com hábitos formais são alguns dos valores que permeiam a natureza virginiana. Um homem com essa posição em sua carta natal sente-se cativado por mulheres com tais tendências. Para ele é importante que a companheira seja previsível e estável no plano emocional.
Vênus em Capricórnio
A natureza amorosa de Vênus neste signo confere necessidade de fidelidade se segurança nas relações em geral. É freqüente a busca destes valores em companheiros(as) mais velhos e experientes. Nessa posição Vênus simboliza também o amor que cresce e amadurece com o passar do tempo. Na verdade, o indivíduo com essa posição necessita muito mais de atenção e carinho do que realmente demonstra pois preza muito a sua autonomia. No começo da relação muitas vezes é arredio e desconfiado. São sérios e cautelosos nas questões sentimentais, e por isso nem sempre expressam em palavras seus desejos e sua capacidade de entrega não é lá dessas coisas.Seu temperamento pode ser reservado, e prefere preservar a sua intimidade com poucas pessoas; não raro gostam de se isolar quando não estão de bem com a vida. Um homem com essa posição poderá demonstrar interesse por uma mulher de caráter mais sério e formal, que valorize a sua carreira e o seu status sócio-econômico.
Vênus no elemento fogo

Neste elemento a natureza sentimental se expressa por atitudes teatrais, francas e muito contagiantes. A energia venusiana torna-se transbordante, típica de indivíduos espalhafatosos e exagerados, que, em suas demonstrações afetivas muitas vezes deixam os outros deslocados. São pessoas que adoram sentir o prazer da conquista, o gosto pelas aventuras , romances e “ paixonites”. Orientam-se para o futuro, sabem tomar iniciativas e entendem a relação amorosa como um exercício de criatividade e alegria. São tipos mais atrevidos, geralmente impacientes com o ser amado. São estimulados com facilidade mas se desinteressam quando algo não vai bem. São divertidos e diretos na manifestação de seus impulsos sexuais, reagindo muito bem aos estímulos eróticos ou visuais, pois em essência guardam em si uma alma infantil, suscetível as fantasias e delícias da paixão.

Vênus em Áries

Aqui o amor se apresenta de forma ardente e entusiástica. Essa posição de Vênus indica uma natureza apaixonada e ardente, muito impulsiva, onde o indivíduo tende a buscar inicialmente a satisfação do próprio eu. Freqüentemente caracteriza alguém que aprecia relações breves e intensas, que cultiva uma grande sinceridade também acompanhada de uma certa falta de sutileza em suas opiniões. Adoram o prazer da conquista e não sofrem muito nas rupturas, pois rapidamente se recuperam e partem para outra. São pessoas que precisam de independência no amor, são auto motivadas, confiantes, ousadas, preferindo tomar a iniciativa do jogo amoroso. No horóscopo masculino, Vênus em Áries denota atração por mulheres com estas mesmas características, como a convicção de si mesma, a coragem perante os desafios, a assertividade, e a intensidade emocional.

Vênus em Leão

Vênus no signo regido pelo Sol manifesta-se pelo amor ardente, caloroso e vital. São indivíduos dotados de notável capacidade dramática, que necessitam de constante admiração e reconhecimento alheios. Adoram sentir-se seres especiais e muito desejados. As mulheres com Vênus em Leão são geralmente vaidosas e orgulhosas, não suportam a rejeição e preferem distanciar-se do lado sombrio da vida. Adoram festas e a vida glamurosa. Afastam-se daquilo que lhes parece medíocre e nas relações têm como valor básico a fidelidade e a lealdade. Dotados de um caráter afetuoso e demonstrativo, quando apaixonados são generosos e benevolentes.Têm muita dificuldade em ser contrariados ou frustrados em seus desejos. O homem com essa posição no mapa natal apreciará mulheres exuberantes, com muito amor à vida, ao belo, e especialmente, que tenham amor e dedicação aos filhos.

Vênus em Sagitário

A extravagância e o gosto por aventuras é geralmente notada em indivíduos que tenham essa posição em sua carta natal. Francos e expressivos , não raro lhes escapa um sentido de habilidade e tato no relacionamento social. Por outro lado, respondem rapidamente aos estímulos emocionais, criando uma aura sempre positiva e otimista ao seu redor.Essa posição traz ainda alguma inclinações filosóficas e intelectuais, configurando indivíduos que necessitam partilhar esses ideais com os seus companheiros de vida pessoal ou amorosa. Apesar de um acentuado idealismo ou dogmatismo no que diz respeito as relações, vemos nestes tipos uma natureza volúvel, com emoções dispersas. O homem com essa posição astrológica sente-se atraído por uma mulher de caráter [integro e capacidade intelectual, sempre pronta a viajar com ele, seja a algum lugar do mundo , seja em suas intermináveis abstrações filosóficas.

Vênus no elemento Água:

Este é um elemento passivo e feminino, e assim caracteriza pessoas que “ desejam ser desejadas”, ou seja, que preferem aguardar pela iniciativa do(a) outro(a) na vida amorosa. Na natureza, a água é um elemento moldável, sem forma definida; ela se espalha, se dilui e se mistura em tudo que está ao seu redor. Da mesma maneira, vemos essa tendência em pessoas com Vênus em signos da água, ou seja, elas têm uma acentuada dificuldade para ver os limites das relações emocionais, pois se fundem ao ser amado com muita facilidade. Compassivos, são extremamente sensíveis aos sentimentos dos outros, tendo grande capacidade para penetrar e captar a intimidade alheia. Intuitivos e receptivos, eles podem encontrar nas pessoas com mais ênfase no elemento terra( Touro, Virgem e Capricórnio) um canal apropriado para os seus sentimentos poderem fluir com mais segurança. O grau de intimidade conquistada e a delicadeza expressa por gestos sutis são muito importantes na qualidade de sua vida sexual, sendo que sua permeabilidade e receptividade emocional torna-os amantes muito românticos e apaixonados.

Vênus em Câncer

Aqui o amor se manifesta de forma devotada, indulgente e sonhadora. Câncer, como signo feminino por excelência, configura mulheres muito sensíveis, maternais e protetoras. O indivíduo com essa posição venusiana torna-se muito romântico e imaginativo, com tendências nostálgicas, sempre lembrando as experiências vividas no passado. As lembranças familiares, o amor da família e/ou da mãe são sempre marcantes em seu desenvolvimento, assim como a atmosfera emocional do lar- quanto mais aconchegante melhor. Na verdade, o lar é para ele um sinônimo de segurança contra as adversidades do mundo exterior. Num tema masculino Vênus em Câncer indica muita receptividade emocional, em especial às mulheres mais provedoras e protetoras, nas quais o arquétipo mãe-mulher é bem determinante.

Vênus em Escorpião

Nas águas profundas de Escorpião, Vênus se manifesta através de uma natureza emocional intensa, passional e por vezes explosiva. São pessoas dotadas de um forte magnetismo pessoal, incansáveis sedutoras, e sua sensualidade é bastante perceptível. Preferem ter o controle das relações e vivem o amor de fora arrebatadora e muitas vezes perigosa; quando apaixonados se entregam inteiramente. Esse extremismo emocional não raro os leva a estados de esgotamento, principalmente se tocados por ciúmes ou qualquer outra forma de obsessão. Sentindo-se confiantes e seguros, são fiéis e sérios nos seus compromissos sentimentais, mas se forem traídos, tornam-se frios e implacáveis. No tema masculino, essa posição desperta no homem interesse por mulheres poderosas, ardentes e sensuais. Com estas ele fatalmente desejará experimentar uma profunda,e no melhor dos casos, transformadora fusão emocional.

Vênus em Peixes

Vênus no signo que representa arquetipicamente o amor universal e a sensibilidade psíquica, manifesta a natureza mais compassiva e romântica de todo o zodíaco. De temperamento suave e gentil, os indivíduos com essa posição são muito permeáveis e suscetíveis às relações amorosas. Idealistas e benevolentes ao extremo, identificam-se com todos aqueles que sofrem. No entanto, falta-lhes freqüentemente um discernimento prático na escolha de suas relações. Geralmente têm grande amor pela música e são muito afetados pelo estado anímico que ela desperta. São sensíveis não só às vibrações dos sons mas também às das cores, perfumes, flores, e tudo o que possa criar uma atmosfera mágica e fantasiosa. Num horóscopo masculino, Vênus em Peixes faz o indivíduo sentir-se atraído por alguém muito sensível, uma mulher devotada e generosa, com a qual ele possa comungar profundamente os anseios do seu corpo e de sua alma.
Por Tereza Kawall
(Visited 4.620 times, 1 visits today)
Partilhe, recomende e vote neste artigo